CULTURA

Projeto vai levar cinema e educação para estudantes da comunidade

Sessões do “Curta no IFMA” serão exibidas nos campi São José de Ribamar, Centro Histórico e Monte Castelo.

O cinema representa uma importante fonte de aprendizagem e reflexão sobre a história e a cultura de um povo. Por meio da sétima arte, é possível promover a construção de conhecimentos e ampliar os horizontes culturais e estéticos. Partindo desse princípio, o Instituto Federal do Maranhão vai realizar o projeto Curta no IFMA, fruto de uma parceria entre um grupo de servidores do Instituto e a Dupla Criação, empresa especializada em ilustrações, editoração de livros, histórias em quadrinhos e desenhos animados. O projeto vai exibir curtas-metragens sobre a arte e a cultura maranhense para alunos do 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, educadores e a comunidade geral.
As sessões de cine-educação serão realizadas nos campi São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico e São Luís – Monte Castelo, com a participação de escolas de Ensino Fundamental de suas proximidades. Serão exibidos os curtas-metragens “Joca e a Estrela”, “Balaiada – A Guerra do Maranhão” e “Pequena História de Ana Jansen”, produzidos pela Dupla Criação. Após a exibição dos curtas, haverá uma roda de conversa com o artista Beto Nicácio sobre o processo criativo.
“O interesse em desenvolver o projeto surgiu a partir do entendimento da educação como algo que precisa, antes de tudo, ser significativo, e para tanto, deve ter uma estreita ligação com a construção cotidiana dos envolvidos, aprendentes e educadores. Nesse sentido, nada mais rico do que se trabalhar com a cultura dos aprendentes”, declara a idealizadora do projeto, Sílvia Lilian Chagas. A professora informa que, após conversar com a chefe do Núcleo de Extensão e Inclusão Social, Rosifrance Machado, decidiram procurar os artistas Beto e Iramir Araújo, que se interessaram pela parceria. Logo após, a proposta foi submetida e aprovada no edital de projetos de extensão.
O trabalho desenvolvido pela Dupla Criação articula a cultura maranhense com mediação pedagógica, desenvolvida por meio da linguagem artística de quadrinhos adaptados em curtas-metragens. O reconhecimento da qualidade do trabalho levou o curta “Joca e a Estrela” a ser escolhido pelo Júri Popular como melhor filme do 39º Festival Guarnicê de Cinema, realizado em junho deste ano. “Trata-se de um projeto de cine-educação com o objetivo de incentivar crianças e jovens e exercitar suas funções criativas e socioculturais”, explica Beto.
Programação
As sessões serão exibidas nas seguintes datas e horários:
Campus São José de Ribamar: Dia 20 de outubro, às 15h.
Endereço: Escola Municipal Humberto de Campos, localizada na Avenida Gonçalves Dias, 870, Polo XII, Centro, São José de Ribamar – MA.
Campus Monte Castelo: Dia 21 de outubro, às 16h;
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, nº 04, Monte Castelo, São Luís – MA.
Campus Centro Histórico: Dia 27 de outubro, às 14h30.
Endereço: Rua Afonso Pena, nº 174, Centro, São Luís – MA.
No Centro Histórico, o “Curta no IFMA” integra a programação da II Mostra Literária, que terá início no dia 26, com o tema “Linguagem, identidades, fronteiras”.
Sinopses
O curta “Joca e a Estrela” é baseado no conto “A estrelinha aparecida”, de Lenita de Sá que conta a história de um garoto tímido que deseja ser craque de futebol, mas que por sofrer bullying de colegas não consegue superar os medos. Em uma noite sonhando com o sucesso nos campos, uma estrela cadente cai em uma praça do bairro e ele corre para encontrá-la.
“Balaiada – A Guerra do Maranhão” foi feito a partir da HQ produzida por Iramir Araújo, que retrata um dos principais movimentos populares do nosso estado. O objetivo é despertar os estudantes e a comunidade em geral para a importância de conhecer a história e a cultura locais, além de conhecer heróis como Negro Cosme, pouco explorados pela história oficial.
“Pequena História de Ana Jansen” é baseado em “A Lenda da Carruagem Encantada”, de Beto Nicácio. O curta é sobre a lenda que atravessa gerações em São Luís. Ana Jansen, uma mulher de grande poder econômico e de forte influência social, era tida como perversa com seus escravos. Conta a lenda que, por seu mau comportamento, Ana Jansen teve um castigo em morte: foi condenada a vagar eternamente pelas ruas da cidade. Em noite de sexta-feira e de lua cheia, o fantasma da rica comerciante passeia com sua carruagem pelas ladeiras estreitas da Praia Grande, onde morava.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias