Nossa Senhora Aparecida

Programação especial em homenagem a padroeira do Brasil

Em São Luís, a comunidade do Cohafuma prepara para culminar o Festejo de Nossa Senhora Aparecida

Há 299 anos pescadores do interior de São Paulo, encontraram no Rio Paraíba do Sul, uma imagem escurecida de Nossa Senhora da Conceição, primeiro pescando o corpo, depois a cabeça e seguida tamanha quantidade de peixes. Populares consideraram o feito um milagre e nomearam a imagem de “Aparecida” que mais tarde, em 1930 foi proclamada padroeira do Brasil . A história da aparição da imagem se espalhou e a devoção cresceu em todo o país e então foi decretado na Lei Federal nº 6.802 (30/06/1980) o dia 12 de outubro como feriado nacional, em homenagem à santa.
Em São Luís, a comunidade do Cohafuma prepara para culminar o Festejo de Nossa Senhora Aparecida hoje (12) com uma programação especial que inicou hoje pela manhã com o ofício de Nossa Senhora Aparecida às 6h30m seguido da primeira missa às 7h. A tarde uma procissão percorrerá as principais ruas do bairro. A missa solene que está prevista para às 17h será presidida pelo pároco Pe. Claudio Corrêa.
A devoção à Santa no bairro começou com um grupo de senhoras que reunia em torno da santa em uma pequena capelinha na avenida da história. A capela foi transferida de local devido ao início de construções por várias vezes até a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil localizada Rua da Odontologia, s/n.
 
 
Festejo 52 “capelinhas”
 
Nos 30 dias anteriores ao festejo 52 “capelinhas” organizadas por membros da paróquia visitam diversas casas da capital com a imagem de Aparecida, para que os fieis possam ter momento de fé e devoção na presença da santa. Este ano o festejo fez reflexão às obras da misericórdia com o tema “Maria morada da misericórdia”. Durante o festejo a santa vestiu um manto de cor rosa em alusão a campanha contra o câncer de mama, mas para as solenidades do dia 12 estará vestida com o manto original de cor azul. Além das homenagens, esta quarta feira marcará o lançamento do “ano mariano”, um ano de preparação que igreja católica fará para em 2017 celebrar 300 anos da aparição da Padroeira do Brasil. “É emocionante, fico muito satisfeita em poder participar, nossa equipe é pequena, mas se empenha muito para realizar uma grande festa para Nossa Senhora Aparecida”, declarou Ângela Rodrigues, umas das organizadoras e fundadora da pároquia.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias