MÚSICA

Oficinas do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival

Oficinas serão realizadas nos dias 31 de outubro e 1 de Novembro, na escola estadual Centro de Ensino Estado da Guanabara, no centro do município

A III Edição do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival que será realizada de 31 de outubro a 6 de novembro, além de shows de grandes nomes da música, também irá brindar estudantes com duas oficinas musicais gratuitas. As oficinas serão realizadas na escola estadual Centro de Ensino Estado da Guanabara (Rua 28 de Julho, nº99, Centro, próximo ao Cursinho Pré-Vestibular do município), nos dias 31/10 e 01/11 para os alunos dessa escola.
No dia 31 de outubro (segunda-feira), às 15h será realizada a Oficina de Guitarra com Marcus Lussaray e no dia 01/11, às 9h, será a vez da Oficina de Musicalização com Recursos Digitais ministrada por Ivaldo Guimarães (Licenciado em música). Pelo segundo ano consecutivo, o festival estabeleceu uma parceria com a escola que ofertou sua estrutura, incluindo o laboratório de informática, para a realização das oficinas. A iniciativa tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, que promove a democratização do acesso à cultura.
As oficinas- A oficina de guitarra acontecerá no pátio da escola onde todos os alunos terão, além de um processo de iniciação musical, a oportunidade de apreciar a performance e as explicações do guitarrista Marcus Lussaray sobre o universo da guitarra elétrica e seu uso com pedaleiras e efeitos.
Já a oficina de Musicalização com Recursos Digitais ofertará 30 vagas, de acordo com a capacidade do laboratório de informática da escola, onde os alunos terão acesso a um conteúdo introdutório de musicalização por meio da manipulação do software de edição de partitura – Musescore.
Segundo Ivaldo Guimarães, coordenador de oficinas de música do festival, “a parceria com uma escola de ensino fundamental e médio tem uma importância essencial para a formação musical dessas crianças e adolescentes, pois oportuniza a eles momentos de grande aprendizado. E esse é um grande legado deixado à cidade que acolhe o festival”, disse.
Ivaldo Guimarães complementa que a realização das oficinas também traz outros benefícios aos alunos. “Nós buscamos fomentar a formação de uma plateia inteligente, dotada de conhecimento básico para desenvolver uma sadia apreciação musical, além de proporcionar, aos participantes das oficinas, os benefícios que orbitam o desenvolvimento da musicalidade“, disse.
Currículos dos oficineiros:
MARCUS LUSSARAY – é guitarrista e produtor musical. Ao longo da carreira já integrou várias bandas no Maranhão, acompanhou diversos artistas e participou das gravações de CDs de vários artistas maranhenses. Entre eles, Tom Cleber, Zeca Baleiro, Alcione e Banda e Mano Bantu, além de cantores internacionais da linha do Reggae. Por dois anos comandou a banda do “Projeto Som do Mará”, composta por 9 artistas maranhenses. Também foi produtor do projeto e do cd gravado pela banda. Marcus Lussaray também já produziu vários trabalhos de música Gospel. No universo Gospel já acompanhou diversos cantores de destaque no cenário musical. Entre eles, Fernanda Brum, Mara Maravilha, Wellington Camargo (irmão da dupla Zezé di Camargo e Luciano) e Shirley Carvalhais. Marcus Lussaray também realiza workshop’s e Workshow’s, onde dá dicas de guitarra, em lojas, teatros e escolas. É endorser das marcas TAGIMA, SOLEZ, FURHMANN, MAC CABOS, BORNE, POWER CLICK e NK(bags) e há 12 anos representa o Maranhão na Feira Internacional da Música, realizada em São Paulo. Também fez parte da banda de musica instrumental do músico carioca Arthur Maia, considerado um dos maiores baixista do mundo e, que, integra a banda de Gilberto Gil. No momento, Marcus Lussaray, além de realizar um trabalho solo de música instrumental, também desenvolve, com a filha Bruna Marcelly, um projeto de Jazz & samba bossa, no qual já gravaram um álbum com os grandes clássicos da bossa e mpb. No III SJR Jazz e Blues Festival, Lussaray se apresentará com um quarteto, no dia 04/11 (sexta-feira), às 20:15h, que contará com as participações de Kristiano Oliveira (baixo), Distefano (bateria), Danilo Araujo (sax tenor) e Bruna Marcelly (filha de Lussaray- vocal). O repertório será voltado para o jazz e blues fusion”. Entre as canções estarão: Tipatinas’s (Mike Stern),- Gittar School (Scott Henderson), Tune Up ( Milles Davis), Baby Baby , All The Time (Bobby Troup), I love Being here with you( Lee / Schlager), All Heart (Mike Stern) e 07- Dolemite (Scott Henderson).
IVALDO GUIMARÃES – Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Pós-Graduado em Gestão em Educação Ambiental pela Faculdade Atenas Maranhense – FAMA (2011). Graduado em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário do Maranhão – CEUMA (2004). É membro/pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação Musical – FILMUS da UFMA. Possui experiência em EAD pelo IFMA e pela UEMANET. Atua desde 2013 na educação musical infantil. É cantor, instrumentista e compositor. Na qualidade de compositor foi premiado pelo FESTIVAL SESC de Música “ONDE CANTA O SABIÁ”. Participou de outros festivais, tendo obras classificadas no Festival Viva 400 anos e Som na cuca, da UFMA. Duas de suas composições foram gravadas pelo grupo regional “Forró Pé no Chão”, comandado pelo acordeonista maranhense “Seu Raimundinho”, onde uma das composições foi indicada para uns dos prêmios Universidade de Música, na categoria melhor grupo regional. Participou do concurso de cordel promovido pela Biblioteca Setorial de Artes do departamento de artes da Universidade Federal do Maranhão sendo premiado em primeiro lugar. Também é coordenador de oficinas e capacitações dos projetos de música e responsabilidade social “Lençóis Jazz e Blues Festival” e do “São José de Ribamar Jazz e Blues Festival”.
O III São José de Ribamar Jazz e Blues Festival conta com os patrocínios da Vivo, por meio da Plataforma Vivo Transforma e do Governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte e os apoios culturais da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, do Sesc, Sebrae, Clara Comunicação, Tory Brindes, Taguatur Turismo, TV Ufma, TV Mirante e Grand São Luís Hotel. Realização Tutuca Viana Produções.
Vivo Transforma – O III São José de Ribamar Jazz e Blues Festival é apoiado pela Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, que promove a democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades em iniciativas voltadas, principalmente, à música. Em 2016, serão mais de 90 projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional.
A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL– você confere no site www.sjrjazzfestival.com.br e nas redes sociais: instagram e twitter (sjrjazzebluesfestival) e facebook: (III São José de Ribamar Jazz e Blues Festival).
—————————————————————————————-
PROGRAMAÇÃO PARALELA: OFICINAS DE MÚSICA
DIA 31/10- SEGUNDA-FEIRA:
· 15H- OFICINA DE GUITARRRA- Ministrada por Marcus Lussaray. LOCAL: Centro de Ensino Estado da Guanabara (Rua 28 de Julho, nº99, Centro, próximo ao Cursinho Pré-Vestibular do município).
DIA 01/11- TERÇA-FEIRA:
· MANHÃ: 9H às 11H – OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO COM RECURSOS DIGITAIS – Ministrada por Ivaldo Guimarães. LOCAL: Laboratório de Informática do Centro de Ensino Estado da Guanabara (Rua 28 de Julho, nº99, Centro, próximo ao Cursinho Pré-Vestibular do município);
· TARDE: 15H às 17H – OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO COM RECURSOS DIGITAIS (continuação) Ministrada por Ivaldo Guimarães. Laboratório de Informática do Centro de Ensino Estado da Guanabara (Rua 28 de Julho, nº99, Centro, próximo ao Cursinho Pré-Vestibular do município);
INFORMAÇÕES: Ivaldo Guimarães, coordenador de oficinas de música do festival pelo fone: (98) 98722-5541
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias