ESTIAGEM

Intensificado o combate a queimadas em Caxias

Operação Fênix foi realizada durante onze dias na região leste maranhense

“A ação transformadora e rápida do Governo, com o apoio das demais instituições e da sociedade civil, resultou neste saldo positivo de controle total dos focos tirando estas cidades da situação de alto risco em que se encontravam e garantindo a tranquilidade às populações locais” major Hérisson de Moraes Mouzinho.,comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias
Ações imediatas adotadas pelo Governo do Estado conseguiram eliminar os focos de incêndio nos municípios do Leste Maranhense, área que foi mais atingida pelo problema. Por meio da Operação Fênix, os pontos mapeados como de alto risco de queimadas tiveram medidas de combate direto realizadas pelas equipes do Comando Operacional da Área 5, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que atende à região.
Foram 11 dias de operação intensa contra o fogo nestas regiões. Em Caxias, local com maior número de focos registrados, foram utilizados aproximadamente 100 mil litros de água para o controle de mais de 250 pontos de queimadas e incêndios florestais. A zona urbana da cidade foi a área mais atingida com 36 solicitações encaminhadas ao Corpo de Bombeiros. As cidades de São João do Sóter e Aldeias Altas, que constam no grupo de localidades de alto risco, também tiveram todos os focos controlados. “Desde domingo trabalhamos para debelar todos os focos, dando uma resposta eficaz. A situação está controlada e agora estamos realizando o trabalho de monitoramento. Trabalhamos também no sentido de sensibilizar os moradores da região. A gente tem observado muitas roças que estão com mato cortado, seco, e as pessoas não estão fazendo mais queimadas, isso já é sinal de conscientização”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.
Mesmo com o controle do problema, as equipes permanecem de prontidão, informa o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias, major Hérisson de Moraes Mouzinho. “A ação transformadora e rápida do Governo, com o apoio das demais instituições e da sociedade civil, resultou neste saldo positivo de controle total dos focos tirando estas cidades da situação de alto risco em que se encontravam e garantindo a tranquilidade às populações locais”, enfatizou o major. “Nós continuaremos monitorando e orientando as comunidades para a prevenção, e se for necessário, intensificar ainda mais o combate aos focos”, acrescentou.
Ações intensificadas
Para a operação, o Corpo de Bombeiros destacou 120 combatentes especializados e com vivência de campo em missões de extinção de incêndios em áreas de vegetação nas zonas rurais e urbanas. A força tarefa é composta de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Civis, Exército Brasileiro e Centro Tático Aéreo (CTA). “Todas as estruturas uniram os esforços e se solidarizam às populações atingidas. Este trabalho em equipe garantiu a rápida contenção de todos os pontos de risco, eliminando o problema”, reitera Major Mouzinho. O CTA utilizou helicóptero e realizou o lançamento de mais de 265 mil litros de água, com o uso do dispositivo ‘bambi bucket’, de alta força e com capacidade de captar e lançar 500 litros de água de uma vez. Esse equipamento substitui o uso de 53 veículos do tipo ‘auto bomba tanque’, devido sua capacidade de armazenamento, além disso, é mais preciso e mais ágil no alcance aos pontos de focos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias