Ciência Alimentando o Brasil

IFMA promove feira de ciência e tecnologia em Agropecuária

Um dos destaques na capital é a mostra AgroExpo, que será realizada esta sexta-feira, dia 21, no Campus Maracanã.

Com o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega à 13ª edição promovendo uma série de atividades de divulgação científica em todo o Brasil. No Maranhão, o Instituto Federal (IFMA) integra o evento ofertando uma vasta programação em diversos campi espalhados pelo Estado. Um dos destaques na capital é a mostra AgroExpo, que será realizada esta sexta-feira (21) no Campus Maracanã.
A AgroExpo encerra as atividades da SNCT no campus com exposições de trabalhos de pesquisa, inovação e extensão relacionados ao tema, que foi escolhido com base na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas. A proposta dialoga diretamente com a vocação agrícola da unidade do Maracanã, onde são estudados assuntos como sistemas agroecológicos, segurança alimentar e como a ciência pode ajudar as pessoas a se alimentarem melhor.
O desafio proposto ao IFMA e demais instituições que participam da SNCT é aproximar esses assuntos da população por meio de uma linguagem acessível que estimule a curiosidade e motive as pessoas a discutirem as implicações sociais da ciência. A exposição agropecuária do Campus Maracanã contará com a apresentação de trabalhos da mostra competitiva, da mostra de extensão e da mostra de produção.
“O foco está no desenvolvimento de pesquisa e novas tecnologias comprometidas com o meio ambiente e com a inclusão de populações vulneráveis – a exemplo de quilombolas e índios – em busca de elevar o padrão de renda dessas pessoas por meio da verticalização da produção e da agregação de valor dos seus produtos”, pontua a professora Vivian Gomes, organizadora da AgroExpo.
Entre os trabalhos que estarão expostos, destacam-se estudos e experiências com compostagem, alternativa ao extrativismo de sururu por marisqueiras maranhenses, cultura de ostras no litoral maranhense, sabores da terra sem glúten e sem lactose, produção artesanal de alimentos em Alcântara, entre outros. A exposição ficará montada das 10h às 16h com visitação aberta à comunidade.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias