BACANGA

Chega o primeiro lote de peças para montagem da Barragem

A montagem será dividida em três operações e serão iniciadas ainda este mês. Seguindo o cronograma, a entrega da comporta em funcionamento está prevista para o dia 15 de janeiro

Com a antecipação da entrega que estava prevista para o dia 28 de novembro, chegou, em São Luís, nesta sexta-feira (21), o primeiro lote de peças da comporta grande do tipo vagão. Como os equipamentos são pesados e de grande porte com largura de 12 metros por seis de altura, outros dois lotes chegarão na segunda-feira (24) e quarta-feira (26) da próxima semana. Eles virão acompanhados por veículos específicos (batedores) respeitando a norma de segurança da Polícia Rodoviária Federal.
A montagem será dividida em três operações e serão iniciadas ainda este mês. A primeira éa montagem da comporta de manutenção do lado do mar, a segunda é a montagem da segunda comporta de manutenção do lado do Lago do Bacanga e por último a montagem da comporta vagão de uso permanente. “Essas três operações tem uma complexidade muito grande, mas está tudo planejado em cronograma específico. Vamos trabalhar, inclusive, entre as marés de sizígia para não haver atrasos”, explicou o engenheiro Pádua Rodrigues, gerente da obra da barragem.
Seguindo o cronograma, a entrega da comporta em funcionamento está prevista para o dia 15 de janeiro. Continuam sendo realizados os serviços de recuperação e reforço estrutural das pontes que ficam sobre a barragem. Nesta fase, elas receberão, também, os equipamentos de urbanização e embelezamento. A primeira etapa foi a recuperação das seis comportas do tipo stop-logs utilizadas para amenizar a troca das águas.
O planejamento para a condução dos serviços foi elaborado em conjunto com moradores do entorno e as comunidades pesqueiras. A instalação da comporta volta a controlar as cotas de cheia do lago, evitando possíveis inundações que poderiam prejudicar cerca de 27 mil pessoas que moram no entorno do lago e continua garantindo o acesso viário da população ao Porto do Itaqui e bairros como Anjo da Guarda, Sá Viana e Vila Embratel.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias