SERVIÇOS

Agência do Banco do Brasil do Anjo da Guarda será desativada

A previsão é que a unidade seja fechada no dia 16 de novembro. A maioria dos correntistas da agência incomoda-se com a medida.

A agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida dos Portugueses, próximo a entrada do Anjo da Guarda, em São Luís, foi inaugurada há dois anos, e será desativada nos próximos dias.
A medida tomada, segundo o banco, busca a readequação de despesas podendo também facilitar a vida dos correntistas, que deverão ter suas contas transferidas para a universidade localizada no campus Dom Delgado, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A previsão para o encerramento dos trabalhos na agência é dia 16 de novembro. O bairro Anjo da Guarda pertence a área Itaqui-Bacanga, uma das regiões mais populosas da cidade. A medida penalizará mais de 200 mil pessoas, a maioria de baixa renda, que necessita dos serviços bancários presenciais.
Agência do Banco do Brasil do Anjo da Guarda (Honório Moreira/O Imparcial

Os moradores da região se mostram contrários ao fechamento da agência. “Puxa! Lutamos tanto para ter esse banco, e do nada eles querem fechar. O que me incomoda é que eles dizem que é uma decisão federal, mas isso não justifica. Além disso, não sei usar internet e se soubesse não me sinto segura em fazer nenhum serviço por lá”, desabafou Enilma Rodrigues, que semanalmente utiliza de serviços da agência.

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), junto com a população se mobilizou e está realizando um abaixo-assinado contra a medida de desativação da agência. Nesta terça-feira, dia 18, a partir das 14h, moradores e líderes comunitários irão se reunir para debaterem e procurarem ações contra a determinação. Dentre elas será a permanência da agência dentro do bairro ou uma nova agência bancária em frente à Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
De acordo com o presidente do SEEB-MA, Elói Natan, essa medida é simplesmente de exclusão com a população e trata-se de um interesse particular por parte do banco. “O fechamento de unidades faz parte do processo de reestruturação do banco, que pretende substituir agências físicas por digitais (via telefone/internet) em todo o país”, alegou.
O sindicato esteve reunido, no último dia 11, com o superintendente regional do Banco do Brasil, Ingo Kobarg, para dissuadir sobre o fechamento da agência do Anjo da Guarda, em São Luís.
Em nota, o Banco do Brasil confirmou que a partir de 14 de novembro, os clientes da Agência Bairro Anjo da Guarda (8120) passam a receber atendimento pela Agência UFMA (4445), localizada no mesmo bairro. O BB acrescenta que a mudança é automática e os clientes não precisam se preocupar com qualquer procedimento adicional. O Banco já iniciou a comunicação sobre a mudança aos clientes, que podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja mudança no número da conta.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias