MARANHÃO

Programa atende jovens em situação de vulnerabilidade social

Mais de 500 já foram atendidos em São Luís e Rosário pelo programa ViraVida

SÃO LUÍS – Força e superação marcaram a formatura de 73 jovens de São Luís que consolidaram sua transformação de vida ao concluírem a formação no Programa ViraVida, voltado ao atendimento de adolescentes e jovens, entre 14 a 24 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social (vítimas de exploração sexual, extrema pobreza, em condições precárias de moradia e saneamento, meios de subsistência inexistentes). Criado pelo Conselho Nacional do SESI, o ViraVida é desenvolvido desde 2011 em São Luís e desde de 2014 em Rosário (MA), pelo Serviço Social da Indústria (SESI), e tem o objetivo de incluir socialmente e produtivamente os jovens, com vistas a sua inserção no mundo do trabalho.
Por seis meses, os maranhenses tiveram acesso à educação continuada, formação profissional, saúde, esporte e cultura, além de atendimento psicossocial, oferecidos pelo SESI-MA e parceiros no Estado, entre eles, o curso de qualificação profissional em Operador de Microcomputador, que concluíram pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA). O foco do programa está em elevar a autoestima, a escolaridade, restabelecer os vínculos familiares e a inserção socioprodutiva.
Entre os sucessos enumerados pelos jovens depois da passagem pelo programa, foi destacada na formatura a inserção de 28 deles no mercado de trabalho, em programas de aprendizagem de empresas como Vale, Grupo Mateus, Potiguar, e entidades como o Sesc-MA. Os demais também estão participando de processos seletivos em busca da conquista do primeiro emprego.
“Vocês não sabem como é bom ter pessoas que acreditam no seu potencial, que se preocupam com você e com a sua história. O ViraVida não é apenas um programa, é uma família disposta a ajudar. É a prova que o mundo tem sim oportunidades para os jovens, só precisamos aproveitá-las”, afirmou a jovem concludente, Tamara Almeida.
O diretor regional do SESI e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, que presidiu a cerimônia de formatura, recebeu, no evento, o presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique de Almeida Sousa, que disse que irá “conversar com o presidente da República, Michel Temer para que ele mantenha o programa ViraVida no Maranhão e em todo Brasil”. Pela manhã, o gestor nacional visitou o programa na cidade de Rosário, acompanhado de Baldez, da superintendente do SESI-MA, Roseli Ramos, e da gerente da Unidade Empreendedora de Vidas do SESI-MA, Valéria Mendes Pereira.
Segundo Edilson Baldez, desde 2011, 560 jovens foram atendidos no Maranhão e 61% deles foram inseridos no mercado de trabalho. “Os números apresentados indicam que estamos trilhando o rumo certo neste amplo programa de inclusão social. Com o conhecimento adquirido e a preparação conquistada através do Programa ViraVida, os formandos – desde a primeira turma – passaram a ser requisitados pelas empresas. O mercado passa a cortejá-los, oferecendo-lhes oportunidades para o desenvolvimento de suas potencialidades”, destacou.
Um dos exemplos é o Grupo Mateus, um dos parceiros do programa, que tem oferecido oportunidades aos jovens de inserção no mercado de trabalho. “O diferencial do ViraVida é a formação de jovens com disciplina, compromisso e responsabilidade, características que identificamos desde o momento do processo seletivo em nossa empresa”, afirmou Francisco Hélio da Silva.
Também estiveram presentes à formatura os diretores da FIEMA, Ana Rute Mendonça e Cirilo Arruda, o diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva, o superintendente da FIEMA, Albertino Leal, o gerente de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira, representantes do poder público municipal e estadual, além da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE) e de entidades como Sesc-MA e Senac, e do superintendente de Articulação Institucional e Programas do Conselho Nacional do SESI, Valcides de Araújo Silva.
O ViraVida é realizado no Maranhão desde 2011. Em 2016, 96 jovens em São Luís e 98 jovens na cidade de Rosário participam do programa. Na capital, a iniciativa funciona no anexo da Escola SESI Anna Adelaide Belo, localizada no bairro da Alemanha. Já em Rosário, as aulas são na Unidade Empreendedora de Vidas do SESI. São parceiros oficiais do ViraVida no Estado: o Sistema S – SESI, SENAI, Senac e Sebrae no Maranhão; ONGs, CREAS, CRAS, Conselhos Tutelares e toda a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente e Rede de Enfrentamento à Violência Sexual, além do poder público, como a Defensoria Pública Estadual, secretarias municipais e empresas públicas e privadas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias