LEITOR DO FUTURO

O IMPARCIAL recebe alunos da rede pública

Estudantes da rede municipal conheceram a estrutura física do jornal, o parque gráfico e participar da programação do projeto Leitor do futuro

À tarde de hoje foi pra lá de diferente para os alunos do terceiro e quarto ano da Escola Municipal Olavo Melo, localizada na Pindoba em Paço do Lumiar. Os pequeninos deixaram de lado as cadeiras da sala de aula para embarcar no dia a dia da redação do jornal O Imparcial, na ocasião os alunos puderam conhecer também a estrutura física do jornal, parque gráfico e participar de programações do projeto Leitor do futuro.
Mais de 100 alunos divididos nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, tiveram a oportunidade de fazer um tour na sede do Jornal. Conhecer a redação e os setores administrativos foi só o inicio da espetacular viagem que os pequenos alunos puderam ingressar. Com olhares brilhantes e empolgantes os viajantes entraram a bordo e foram recebidos pela coordenadora do Projeto Leitor do Futuro Gleicyane Santos, que através de explicações, dinâmicas e vídeos fez os alunos viajarem um pouco na historia dos 90 anos de O Imparcial, a importância da leitura e a sua produção, em teoria e prática através de dinâmicas educativas.
Ligia Rocha coordena a escola e conta que a visita ao grupo é uma forma de incentivar os alunos a gostar de ler, e o jornal é um dos principais meios. “A ideia com a nossa vinda aqui é instigar os alunos para que eles cresçam lendo e gostando do universo da escrita e leitura”, explica a coordenadora.
Elaboração da notícia
Os estudantes observaram como se organiza um jornal, receberam informações sobre as etapas de elaboração das notícias e conheceram o processo de impressão dos periódicos além de conhecer, receberam cola, tesoura e notícias para montar e praticar o que já se havia aprendido, mas antes receberam em suas mãos um exemplar do impresso para analisar a sua estrutura e comentar com os colegas o que haviam examinado. O projeto pretende desenvolver nos alunos a reflexão crítica, possibilitar uma compreensão da realidade e motivar a autonomia e a criatividade.
O pequeno Ricardo tem apenas oito anos e está no 3º ano, mas já sabe qual profissão exercer: médico. Porém tem ciência que para isso acontecer, precisa ler e estudar bastante. No seu passeio pelas instalações ele ficou encantado com o Parque Industrial de O Imparcial. “Eu achei muito legal como se faz o jornal. Eu não sabia com era e eu quero voltar mais vezes aqui”, conta Ricardo.
A escola pretende criar um jornal para informe cultural e dos principais acontecimentos da região onde esta instalada produzido pelos alunos, com objetivo além de informar motivar os alunos a produção de texto e da leitura. Walquiria Silva decidiu ser repórter de TV muito antes de visitar as dependências do jornal. Cursando o 4º ano, ela vai a partir de agora participar do jornal da escola para melhorar a escrita e consequentemente a leitura. “Eu quero ser jornalista, pois é uma profissão muito bonita poder informar as pessoas sobre que está acontecendo”, disse a estudante Walquiria Silva.
Projeto Leitor do Futuro
Essa viagem faz parte do Projeto Leitor do Futuro, que da oportunidade para alunos de escolas públicas e particulares a vivenciarem na pratica o que é aprendido em sala de aula. O projeto acontece há mais de 11 anos, em pareceria com a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Todas as escolas podem participar (Publicas e particulares),entrando em contato pelo fone 3212-2010 falar com Gleicy.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias