SIMULADO

Enem: Hora de testar o conhecimento

Terceiro simulado já está no portal Hora do Enem. O teste é gratuito, tem 80 questões e pode ser feito até as 20h do dia 11 de setembro

Estudantes de todo o país podem testar, desde ontem, seus conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fazendo o terceiro simulado no portal Hora do Enem. O teste é gratuito, tem 80 questões com a mesma metodologia de elaboração do Enem e pode ser feito até as 20h do dia 11 de setembro.
Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site www.geekiegames.com.br e acessar o teste na aba de simulados. A partir do momento em que o aluno acessar a prova, terá quatro horas para resolver as questões. Mais de 1 milhão de pessoas acessaram as duas primeiras edições do teste em todos os estados do Brasil.
Nesta terceira etapa, 75% das questões aplicadas serão inéditas. Os estudantes que fizerem o simulado pelo aplicativo Android terão acesso a um ranking, onde poderão comparar sua nota com a de outras pessoas que disputam uma vaga no mesmo curso universitário. Os candidatos podem ainda verificar se seu desempenho é compatível com a nota de corte do curso e da instituição em que desejam estudar.
A quarta e última edição do simulado em 2016 terá início em 8 de outubro. A prova do Enem será nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e, para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
Segurança
Serão 5 mil coordenadores de equipe, 40 mil agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, e 60 batalhões militares vão trabalhar para garantir a segurança durante o exame.
Logística
O exame contará com 16 milhões de provas, incluindo as avaliações comuns e adaptadas para necessidades especiais e 33 de milhões de materiais administrativos. Ao todo, a prova conta com 8.627.194 inscritos, mais de 1,7 mil municípios participantes, 17 mil locais de prova e 77 mil malotes, que deverão passar por 6,1 mil rotas de distribuição e 309 mil quilômetros percorridos.
Exame contará com 17 mil locais de prova
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 600 mil pessoas estão envolvidas na preparação e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.
Na última segunda-feira (29 de agosto), foi promovida uma reunião de alinhamento e acompanhamento no Ministério da Educação (MEC), que contou com representantes da gráfica responsável pela impressão da prova até especialistas em gestão de risco e pessoal do ministério e do Inep. A seguir, confira alguns números impressionantes do Enem 2016 e entenda a dimensão da prova que é um dos principais acessos ao ensino superior brasileiro:
Aplicação da prova
Estão sendo treinados 1.722 coordenadores estaduais e municipais, mais de 33 mil coordenadores de local de aplicação e assistentes, 476 mil chefes de salas e aplicadores, 20 mil aplicadores especializados e mil coordenadores de unidades prisionais e educativas, que ficam responsáveis por aplicar o exame às pessoas privadas de liberdade, nos dias 6 e 7 de dezembro.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias