EVENTO

Educandário Santo Antônio realiza jantar dançante

O objetivo do jantar beneficente é prestar homenagens aos benfeitores que há mais de 30 anos contribuem com a instituição

Presente na vida de muitas crianças e adolescente há 85, o Educandário Santo Antônio mantem-se como uma das organizações não governamentais que melhor faz um trabalho filantrópico motivado pelo bem e dignidade que leva das pessoas mais carentes.
Mas nenhuma entidade com esse fim pode se manter sozinha, e é pensando nestes, que fazem parte do braço forte do educandário, que acontece o 1° jantar dançante que homenageia os benfeitores que ajudam a manter a instituição. O evento acontece na quinta-feira, dia 15, a partir da 20h no Espaço Renascença e o convite individual é vendido a R$ 150.
A presidente do educandário, Fátima Saboia fala que as figuras principais do jantar com o tema “De todos os ingredientes da vida, a gratidão é o mais doce” são os seus homenageados e que o sentimento de gratidão mobilizou a sua realização. “A motivação é justamente uma gratidão aos benfeitores, que a gente só consegue fazer esse trabalho por que nos temos essas pessoas que colaboram, né. Chega um momento em que você sente a necessidade de homenagear e agradecer essas pessoas, abrir o coração, e com isso nós também estamos vendo a possibilidade de sensibilizar outras pessoas para colaborar”, ressalta Fátima Saboia.
O jantar também homenageia a jornalista Maria Inês Saboia, que durante 43 anos se doou ao Educandário Santo Antônio e que deixou essa herança para Fátima que há 18 dá continuidade ao seu amor pela instituição.
O educandário
O Educandário Santo Antônio, localizado no bairro do Anil, foi criado em 1931. A priori a proposta da entidade se resumia em abrigar os filhos dos hansenianos, quando a doença era vista como uma espécie de ameaça. Mas com o avanço da medicina, a hanseníase deixou de ser um reflexo de repugnância e a instituição beneficente passou a cuidar de outros públicos.
Atualmente, o Educandário funciona como creche e escola de educação infantil em tempo integral com foco em crianças carentes e abandonadas, e assiste cerca de setenta crianças, enquanto seus pais trabalham e não tem com quem deixá-las, além de projetos com adolescentes e pais que recebem atendimento.
Com arrecadações advindas dos já tradicionais, “baile das fofinhas”, no carnaval e festejos de São João, o Educandário Santo Antônio mantém as portas abertas principalmente por conta da generosidade de pessoas que acreditam no projeto, e que mesmo no período de crise que vive o país continuam colaborando para que o sonho idealizado por Maria Inês Saboia tenha continuidade.
“É natural que os colaboradores comecem a diminuir, sobretudo nesta crise em que estamos vivendo agora, tivemos uma queda em contribuições, mas temos bastante colaboradores e seria impossível prestar homenagem a todos eles, então fizemos uma seleção dos mais antigos, pessoas que já colaboram há 30 anos e estão conosco sempre. E nem sempre esse colaboradores não ajudam apenas no financeiro, por que quem precisa de contribuição também precisa de atenção e carinho”, conta Fátima.
O evento
O evento terá apresentação de banda ao vivo tocando as musicas de maior sucesso e os clássicos dos últimos anos além da homenagem solene aos colaboradores do Educandário com a entrega do prêmio Maria Inês Saboia, relembrando a jornalista que faz parte da historia da instituição. Estão na programação também os depoimentos de um ex-aluno da casa que participou do projeto jovem aprendiz através da instituição, além de mães de ex-alunos que irão contar as experiências de antes e depois da passagem pela entidade filantrópica. A expectativa de publico é de pelo menos trezentas pessoas no jantar.
O Diretor-Presidente do grupo Imparcial, Pedro Freire também será homenageado como um dos colaboradores do Educandário Santo Antônio, fazendo parte dos ilustres benfeitores que há mais de 30 anos contribui para que a instituição permaneça gerando mudanças de vida.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias