SEGURANÇA ALIMENTAR

Quatro municípios maranhenses aderem ao Sisan

As prefeituras devem instituir um conselho para discutir todas as ações, planos e metas de segurança alimentar e nutricional

Mais 43 municípios aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). As prefeituras tiveram a adesão formalizada no Diário Oficial da União. No Maranhão, os municípios de Paço Limiar, Imperatriz, São Pedro dos Crentes e Marajá do Sena fizeram a adesão ao programa.
O Sisan coordena as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articula a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito humano à alimentação adequada à população. Ao todo já são 183 municípios no Sisan, além dos 26 estados e do Distrito Federal. A previsão é que 600 municípios façam parte do Sisan até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA).
Para aderir ao sistema, as prefeituras devem instituir um conselho para discutir todas as ações, planos e metas de segurança alimentar e nutricional com a sociedade civil. Também devem criar uma câmara intersetorial e elaborar um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.
O próximo passo das prefeituras é a elaboração dos planos municipais no prazo de um ano. O plano deve apresentar programas existentes, metas e previsão orçamentária para a agenda de segurança alimentar e nutricional, além de ser um documento que permitirá o controle social por meio da sociedade civil.
Além de estimular a integração entre órgãos de governos com a formação das Câmaras de Segurança Alimentar (Caisan) e garantir a participação e o controle social por meio dos Conselhos de Segurança Alimentar (Consea), a adesão ao Sisan potencializa a utilização de recursos e programas federais, como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias