CIDADANIA

Posto fixo do Viva Itaqui-Bacanga é inaugurado

O novo posto está instalado na Associação Comunitária do Itaqui Bacanga (ACIB), O local abrange uma região com mais de 60 bairros

Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de documentação básica, o Governo do Maranhão inaugurou nesta quarta-feira (3), novo posto de atendimento fixo do Viva, na área Itaqui-Bacanga. O novo posto está instalado na Associação Comunitária do Itaqui Bacanga (ACIB), localizado na Rua Vaticano, quadra 57, nº 09 – Praça do Anjo da Guarda. O local estratégico abrange uma região com mais de 60 bairros e cerca de 300 mil habitantes, que agora poderão ter seus direitos garantidos com mais conforto e praticidade.
No local já estão sendo oferecidos os serviços de emissão da Carteira de Identidade (RG) e de Antecedentes Criminais; inscrição e consulta do Cadastro de Pessoa Física (CPF); e os serviços de balcão que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços online.
Uma das primeiras cidadãs a ser atendida no novo posto de atendimento foi a pequena Milena Pinheiro, de apenas dois anos, que foi tirar o seu primeiro RG na companhia da mãe, Tatiane Pinheiro, auxiliar administrativa e moradora do Anjo da Guarda. “Apesar da Milena ser pequena, já estava precisando tirar o documento dela para consultas médicas, entre outras ocasiões em que levar o registro de nascimento é mais trabalhoso. Como esse serviço começou a ser oferecido perto de casa, ficou mais fácil e evitou que eu tivesse que me deslocar”, contou a mãe.
Para o diretor geral do Viva, Duarte Júnior, a expansão do órgão em bairros mais populosos é uma forma de assegurar os documentos básicos à todos, um direito do cidadão. “Ampliando a oferta dos serviços públicos estamos contribuindo para a efetivação da cidadania dos maranhenses, com mais qualidade, acessibilidade e segurança, uma prioridade do governador Flávio Dino. Com mais este posto de atendimento, o cidadão vai poder escolher o local mais próximo de casa, poupando tempo e recursos que gastaria com deslocamento”, disse.
Na inauguração, estavam presentes os coordenadores e líderes comunitários do bairro, demonstrando satisfação com o novo posto. Ivan Júnior, presidente da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga falou da importância do Viva em um local de assistência e referência da região. “A comunidade do Itaqui-Bacanga fica muito feliz de receber um posto fixo do Viva, pois a demanda para os serviços oferecidos é muito grande. Vale lembrar que a documentação básica é de extrema importância para efetivação de direitos”, ressaltou o presidente.
O horário de atendimento será de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A implantação desse posto de atendimento é uma ação que integra o projeto do Governo do Estado de reestruturação e expansão do Viva. Atualmente há postos de atendimento fixo instalados no Shopping da Ilha, com horário estendido de 10h às 22h, oferecendo também entrega de documentos do Detran; e no Shopping Passeio, com atendimento de 9h às 18h.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias