SERVIÇO

Novos CRAS e CREAS reforçam assistência social na Grande São Luís

Foram entregues novas unidades do CRAS e CREAS em Paço do Lumiar, São José de Ribamar, em São Luís, nos bairros Turu e Cohab

No último sábado, dia 13, foi marcado pelo reforço na assistência social em todo o Maranhão. Foram inauguradas dezenas de novos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS) em todas as regiões maranhenses. Só na Região Metropolitana da capital do estado, foram entregues novas unidades do CRAS e CREAS em Paço do Lumiar, São José de Ribamar, em São Luís, nos bairros Turu e Cohab.
A primeira entrega da região metropolitana aconteceu em Paço do Lumiar, pelo secretário de Estado de Governo (Segov), Antônio Nunes, que representou o governador Flávio Dino. Em seguida, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista, fez a entrega de um CRAS e um CREAS em São José de Ribamar
Neto Evangelista, secretário da pasta executora da ação, acompanhado do secretário municipal de governo, Lula Fylho, entregou outros dois equipamentos de assistência social: o CRAS na Rua Goiás, área institucional Chácara Brasil, Turu e o CRAS na Rua 13, área institucional 02, Conjunto Cohab Anil IV. O Governo investiu em cada um dos equipamentos o valor de R$ 413.934,80.
Para a população, a inauguração também foi um momento de comemoração. A moradora da área do CRAS Ribamar, Sergipana Coelho fez questão de registrar sua satisfação pela instalação do Centro na região onde mora. “O CRAS veio ampliar o que nós precisávamos na região. Nós sabemos que ainda somos limitados em assistência social. Há muito tempo que a comunidade já pedia e se manifestava para ter o Centro de Referência, que com certeza é de grande importância. Ele veio para melhorar ainda mais a nossa comunidade”, reforçou Sergipana.
“Temos, na Grande Ilha de São Luís, um número alto de pessoas beneficiárias, sobretudo do programa ‘Bolsa Família’, que precisam de orientações, além de outros programas sociais. Estes espaços garantem o fortalecimento que as pessoas precisam de apoio, seja familiar ou seja comunitário. Essas inaugurações reforçam a rede de assistência social ao cidadão no Maranhão. São Luís é um exemplo em relação aos serviços prestados e precisa ser fortalecido”, detalhou Neto Evangelista.
Ainda de acordo com o secretário, as unidades contam com equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e técnicos da área de saúde para realizar os atendimentos.
Para a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande, a chegada de novos CRAS significa uma grande conquista para a população, que antes não possuía mais este espaço público como referência para assistência social. “Desde 213, a secretaria luta por espaços dignos como este que estão sendo entregues em São Luís. Antes os locais eram alugados e agora, graças ao Governo do Estado, os ludovicences podem contar com os CRAS. O governador Flávio Dino não mede esforços para qualificar os serviços de assistência social. Na contramão da crise, o nosso governo realiza diversas entregas, sempre com este olhar atento e cuidadoso com a população de São Luís”, afirmou a secretária.
Quem também participou da inauguração foi a moradora da Cohab, Sônia Regina, com os filhos. “Descobri o Cras há dois anos, quando fiz cadastro no Bolsa Família. É muito bom. Meus filhos fazem atividades culturais”.
A diretoria do CREAS do Turu, Waldeia Balata, explicou que o Centro oferece serviços especializados e continuados a famílias e pessoas vítimas de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras situações de ameaça. “O foco deste atendimento é a busca pela reconstrução dos laços familiares e comunitários para a superação da situação apresentada”, detalhou.
O CRAS é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, programa “Minha Casa, Minha Vida”. Atua, ainda, no acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, incentivo a geração de renda.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias