CONFLITO

Moradores de povoado de Codó denunciam ameaças

O conflito iniciou após alguns moradores demarcarem terras, que seriam do estado. No entanto, um ex-prefeito reivindica a propriedade

Lideranças Rurais do povoado de São Benedito dos Colocados, município de Codó, relataram as ameaças que vêm sofrendo por parte de latifundiários da região. A denúncia foi feita durante entrevista coletiva, realizada na manhã desta terça-feira, dia 23,  na sede da Cáritas Brasileira, em São Luís.
De acordo com o lavrador Francisco das Chagas da Cruz, conhecido como Caçula, o ex-prefeito da cidade, Ricardo Antônio Archer, teria enviado homens armados para promover ameaças a alguns moradores do povoado.
“Sempre trabalhamos naquelas terras, e sempre sofremos ameaças. Dessa vez o senhor Ricardo mandou dois homens armados procurarem por mim. Nos só queremos trabalhar”, desabafou Francisco.
O conflito iniciou após alguns moradores demarcarem terras, que segundo eles pertencem ao estado. No entanto, o ex-prefeito reivindica a propriedade.
Presidente do Conselho Regional da Cáritas no Maranhão, membro do Movimento Nacional de Economia Solidária e da coordenação estadual da Rede Mandioca, Valdivino Silva conversou com a equipe do secretariado regional da Cáritas no Maranhão e com o ouvidor de Direitos Humanos da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Elias Pereira, no intuito de resolver o conflito.
A coletiva contou com a presença de lideranças ameaçadas, representantes da Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 5 (CNBB – NE5) e secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Extraordinária da Igualdade Racial (Seir).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias