TRANSPORTE

Garantindo mais mobilidade à capital maranhense

O foco do governo é intensificar é universalizar o sistema de transporte para alcançando maior parcela da população usuária

Ações de mobilidade urbana com a garantia de qualidade, mais acesso e inclusão são características dos programas desenvolvidos pelo Governo do Estado no sistema público de transporte na Região Metropolitana de São Luís. O foco é universalizar o sistema alcançando maior parcela da população usuária, incluindo as pessoas com deficiência. A implantação de novas linhas de coletivos, criação de serviços diferenciados, maior fiscalização do setor e atendimento mais qualificado aos usuários estão entre as medidas adotadas pela gestão para melhor mobilidade na região.
O transporte coletivo é o serviço de maior alcance da população e tem utilização diária, principalmente nas áreas urbanas, ressalta o presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Arthur Cabral. Em sua avaliação, investir neste setor reflete positivamente nas demais áreas. “A melhoria desse sistema influi em uma série de setores de importância, como o comércio. O governo está empenhando todos os esforços para garantir o funcionamento adequado deste setor”, reiterou.
Um dos programas de maior resultado é a ‘Linha Expresso Metropolitano’, criado no primeiro ano da gestão Flávio Dino para diminuir problemas históricos do sistema como a superlotação e a frota insuficiente para atender a demanda. Com o projeto foram criadas três novas linhas e incluídos 36 ônibus novos no sistema, eles realizam, em média, 40 viagens e transportam, aproximadamente, 25 mil passageiros diariamente. O ‘Expresso Metropolitano’ tornaram mais rápidas as viagens entre as cidades da Grande Ilha e a capital.
Os ônibus do Expresso possuem ar condicionado, poltronas acolchoadas, capacidade para até 70 passageiros por viagem e plataforma para pessoas com deficiência. A identificação do roteiro é em led, garantindo melhor visibilidade. Todos os veículos são integrados ao aplicativo ‘Meu Ônibus Mob’ que monitora por GPS. O sistema está sendo ampliado com a Linha Expressa IV para a área Itaqui Bacanga, uma das mais populosas de São Luís, para integrar o transporte ferryboat ao rodoviário.
Transporte inclusivo
Respeito às diferenças garantindo igualdade, cidadania e a inclusão social com o projeto ‘Travessia – Transporte Especial Gratuito para a Pessoa com Deficiência, Usuária de Cadeira de Rodas’. O programa garante transporte para o trabalho, educação, saúde e lazer a estas pessoas. “O Travessia foi construído com apoio de representações das pessoas com deficiência e pretende universalizar o transporte, dando acesso a todos, sem distinção”, enfatiza Artur Cabral. Por mês, atende até três mil pessoas.
“Graças a Deus surgiu esse programa. É de muita ajuda, porque o meu dinheiro já é tão pouquinho. Agora eu deixei de gastar com outros meios e de passar o sufoco nas ruas. Antes, caso eu precisasse me locomover de casa para outro lugar, tinha que colocar combustível no carro dos outros ou pagar uma corrida de táxi. Era uma situação difícil”, declara Aldenor Borges Pestana, de 57 anos. Ele utiliza o serviço pelo menos três vezes por semana. O transporte é realizado por veículos do tipo van, adaptados e climatizados com espaço para até seis pessoas, incluindo acompanhantes, além de lugar para bagagens.
O serviço contempla, também, as crianças com microcefalia, garantindo-lhes mais segurança no transporte para o tratamento. “Estou mais tranquila. Agora o neném vai bem confortável e demora menos para a gente chegar ao hospital e fazer as consultas”, disse a estudante Adriele Luciana dos Santos, 19 anos, mãe de Ângelo Ryan Gonçalves, de apenas quatro anos. Desde o lançamento do programa, em fevereiro deste ano, até agosto, o Travessia já realizou 1.6 mil atendimentos em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.
Ruas renovadas
Um dos maiores programas de reestruturação de ruas e avenidas, o programa ‘Mais Asfalto’ promove o melhoramento das vias em ação parceira do Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. Com as ações do programa, ruas e avenidas que estavam em situação precária foram totalmente revitalizadas, e, agora, permitem o tráfego de pessoas e veículos sem riscos de acidentes. Problemas históricos de alagamentos e buracos foram resolvidos nos bairros, sendo que, em alguns casos, pela primeira vez as áreas receberam serviços desta natureza. O ‘Mais Asfalto’ já alcançou mais de 1.800 ruas em cerca de 90 bairros da capital.
O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, enfatiza que o programa tem como objetivo “urbanizar áreas precárias com uma melhor pavimentação, garantindo o desenvolvimento urbano e socioeconômico com a criação de mais rotas viárias e corredores comerciais”. Na avaliação do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, este é o maior investimento em infraestrutura realizado na cidade nos últimos anos. “Esta ação permite o comércio em pontos estratégicos, o desenvolvimento urbano mais equilibrado, valoriza as áreas urbanas e garante mais mobilidade e condição de vida às pessoas”, enfatizou. O ‘Mais Asfalto’ inclui, ainda, recuperação e construção de calçadas, canteiros, sarjeta e meios fios.
Bairros interligados
O ‘Interbairros’ é mais um importante programa de mobilidade realizado pelo Governo do Estado em parceira com a Prefeitura de São Luís, que cria novas vias de acessos entre os bairros e reestrutura outras, com fins a reduzir o fluxo nas principais avenidas. O programa vai construir 14 conexões entre bairros da capital, totalizando 21,4 km, destes, quatro foram concluídas e sete estão em andamento. Para a execução do programa estão sendo investidos R$ 32 milhões.
Umas das alternativas de tráfego criadas com o ‘Interbairros’ foi a Ponte Pai Inácio, entre o Turu e o Parque Vitória, que desafogou o trânsito em avenidas de grande fluxo como a São Luís Rei de França e a Jerônimo de Albuquerque. Com a Ponte Pai Inácio foi criada uma nova rota de tráfego para os bairros da Divineia, Vila Luizão, Santa Rosa, Parque Vitória, Sol e Mar, Habitacional Turu, Chácara Brasil, Cohab e Cohatrac. A moradora Leonara Costa Santos, que reside no local há mais de 50 anos, não disfarçou a alegria por ver a área estruturada. “Estou muito feliz com essa melhoria. Agora ficou mais bonito, mais valorizado e mais seguro”, disse ela.
O programa interligou os bairros São Cristóvão, Cidade Operária e Jardim São Cristóvão com a pavimentação e urbanização de ruas. Outra intervenção, na rotatória da Avenida Guajajaras com a Avenida dos Franceses no acesso ao Aeroporto Marechal Cunha Machado recebeu urbanização e foi sinalizada. Na Forquilha, as ações do programa garantirão fluidez ao trânsito com a modificação na rotatória a partir da construção de um retorno na Avenida Guajajaras. Serão feitas, ainda, alterações na rotatória da inserção da Maioba, chamada Forquilhinha. O pacote de serviços inclui drenagem superficial e profunda e novo asfalto.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias