EDUCAÇÃO

Confira dicas para facilitar a rotina na volta às aulas

As orinetações ajudam para que a volta às aulas não se torne um pesadelo para pais e crianças

O segundo semestre do ano letivo 2016 começou nessa segunda-feira, 01º, em escolas e universidades públicas e particulares de todo o Brasil. A volta à rotina deixa o trânsito das cidades ainda mais pesado nos horários de pico, e os shoppings voltam a ser mais movimentados apenas nos finais de semana. Mais pesado também é o trabalho de pais e mães, que tem de recolocar as crianças na rotina.
Acordar cedo, aquele banho para despertar e, ainda assim, o soninho costuma acompanhar os pequenos até a chegada na escola. Para os adolescentes, é o dormir mais cedo, que causa o primeiro “oh, mãe!”, já que nas férias os horários de dormir são mais livres. Mas como fazer para todo o processo ser mais fácil, tanto para os pais como para as crianças e adolescentes?
O primeiro passo, segundo os especialistas, é reorganizar tudo com antecedência, do material escolar, passando pelo uniforme até o lanche. Com o relógio biológico desajustado por conta dos horários mais flexíveis durante as férias, as crianças tem mais dificuldade em voltar a dormir e acordar cedo. O mesmo vale para as refeições, então o melhor mesmo é ir ajustando tudo já na última semana de férias, aos poucos, para tanto a criança quanto os pais irem se acostumando.
A dentista Larissa Bandeira, mãe da pequena Victoria, de 8 anos, conta que tem sorte, já que a filha acordou cedinho para o primeiro dia de volta à escola. “Nas férias a Victória sempre dormia até um pouco mais tarde, mas no primeiro dia de volta às aulas acordou bem cedo, porque sentia saudades das amigas”. A rotina da família é de acordar cedo e já com disposição. “Eu e meu marido vamos para a academia às 7h, então acordar cedo é um costume em casa”.
Para pedagoga Letícia Gontijo, os pais tem papel fundamental nessa volta à realidade de aulas e tarefas. “Os pais devem começar a sinalizar a volta às aulas, conversar com os filhos sobre o início deste novo semestre e orientá-los no sentido de organizar a vida para a retomada na rotina de estudos”, explicou em entrevista ao site Vila Mulher.
São cinco pontos principais que precisam de atenção
Hora de acordar – Pelo menos uma semana antes do início das aulas, comece a por a criança para dormir cada dia um pouco mais cedo, e o acorde cada dia um pouco mais próximo do horário que acorda para ir para a escola. Os adolescentes podem fazer o mesmo, sozinhos. A mudança gradativa afeta menos o sono e no dia de acordar para a aula o drama será menor.
Arrumando a mochila – Conferir a lista de materiais que estão faltando, que acabaram no primeiro semestre e precisam ser repostos é algo que precisa de antecedência, até para pesquisar preços. É a volta às aulas volume 2, e requer uma preparação como no começo do ano, ainda que em menor escala. Arrume a mochila com certa antecedência, assim lápis de cor, tesoura, cola, apontador, cadernos, canetas. A tarefa pode ser feita com a ajuda da criança, já os adolescentes podem contar com ajuda dos pais, mas devem tomar a dianteira.
Organizando o uniforme – Crianças crescem muito rápido, e a roupa que servia a seis meses pode não ficar boa no segundo semestre. Peça para a criança experimentar o uniforme escolar alguns dias antes, incluindo o sapato. Confira se está tudo em bom estado, se não está apertado ou desconfortável de alguma forma.
Arrumando a lancheira – Convide seu filho para arrumar a própria lancheira no primeiro dia de volta às aulas, ou mesmo na primeira semana. Façam isso na noite anterior, será uma tarefa a menos pela manhã. Os horários de alimentação, assim como os de sono, sofreram com a desregulação das férias.
Checando a agenda – Algumas escolas entregam ainda no começo do ano um calendário com as atividades extras que serão desenvolvidas durante o ano todo. Na volta das férias é interessante olhar se há alguma perto pra ir preparando a criança, ou se preparando.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias