SÃO LUÍS

Agosto marca a temporada de intercâmbios na capital

Procurado principalmente por jovens que querem fazer o ensino médio em outro país, o intercâmbio pode trazer diversos benefícios

O “fazer intercâmbio” se iniciou muito antes do que a maioria das pessoas pensa. No dia em que um ser humano descobriu que seu grupo não estava só no mundo e houve troca de informações, experiências e conhecimentos com outro grupo, isso já era considerado intercâmbio cultural. A busca pelo novo, se aventurar em um país e cultura desconhecida e a apropriação de novos conhecimentos, incluindo uma nova língua, são os principais fatores que motivam adolescentes e adultos que buscam fazer intercâmbio nos dias de hoje.
O mês de agosto em São Luís é marcado por inúmeras chegadas e partidas de pessoas que estão dentro de programas de intercâmbio. Neste mês, mais de 100 jovens de São Luís devem partir para diferentes países e iniciarem sua jornada. No último ano, o número chegou a cerca de 500 alunos maranhenses partindo para diversos países, entre setembro de 2015 e agosto de 2016. Apesar de épocas de alta no dólar e crise no país, Virginia Gonçalves, representante da EF, empresa de intercâmbio em São Luís, revela que “o mercado está voltando a ficar aquecido, com alunos se matriculando para as próximas férias e até para intercâmbios em 2018”.

“Os costumes do Taiwan são totalmente diferentes, desde a alimentação até o dia a dia dos jovens, que são carregados de obrigações. Mas toda essa cultura multivariada mudou a minha por completo, principalmente o meu ponto de vista crítico”, Jorge Igor Ramos, ex-intercambista no Taiwan

Os programas de intercâmbio em São Luís oferecem pacotes dos mais diversos possíveis, como conta Ivo Santos, responsável pelo marketing da Via Mundo. “Nossa empresa oferece pacotes para estudo e trabalho, dos mais variados. Para estudo, temos programas de ensino médio, férias, curso de idiomas e até universidade no exterior. Já para quem busca trabalhar, temos programas de estágio, estágio para professores e também trabalho voluntário”. A empresa estará enviando 150 estudantes nos próximos meses para os mais diversos programas de intercâmbio.
O estudante Carlos Augusto Junior, de 15 anos, está se preparando para seu intercâmbio nos Estados Unidos, realizado pelo Rotary Clube, que se iniciará em uma semana. Segundo Junior, “o intercâmbio é uma experiência única. Vou ter a chance de viver como outras pessoas vivem, em sua cultura, e acho que me identifico com a americana”. Além de aprimorar o seu inglês, Junior ressalta que o intercâmbio lhe trará benefícios além de uma língua fluente e uma vivencia cultural. “Eu sei que vou melhorar tanto socialmente como pessoalmente, e isso será bom para meu futuro ofício”, diz, ressaltando que pretende fazer o curso de Administração.
Junior e sua família estão acolhendo um intercambista em sua casa. Segundo o programa de intercâmbio realizado pelo Rotary, no período em que o Junior morar em uma família de acolho nos Estados Unidos a sua família brasileira deverá acolher um estrangeiro. O alemão Julian Sowka, de 16 anos, é o host brother (irmão) de Junior. O estrangeiro conta que “escolhi o Brasil pois gosto muito da América do Sul, e também posso dizer que estou gostando muito da comida, principalmente peixe”.
Julian conta também que está surpreso com a hospitalidade das pessoas, principalmente na escola. “Aqui, as pessoas não falam inglês como na Alemanha, mas todos tentam me ajudar todo o tempo”, confessa o alemão.
Intercâmbio ensina para a vida
Sendo este o programa de intercâmbio mais procurado na ilha por jovens que anseiam fazer um ano do seu ensino médio em uma escola no exterior, os intercâmbios de high school tornam o estudante não apenas um visitante, mas um membro efetivo do país, com uma família local, uma comunidade escolar e tenta tornar seus alunos verdadeiros Embaixadores Culturais do Brasil no exterior. 

“Eu sei que vou melhorar tanto socialmente como pessoalmente, e isso será bom para meu futuro ofício”, Carlos Augusto Junior, futuro intercambista nos Estados Unidos

Quando fez intercâmbio para o Taiwan, em 2013/2014, o estudante Jorge Igor Ramos, de 20 anos, conta que “uma das maiores dificuldades para mim foi fazer amigos na escola e o idioma, que é o mandarim. Os costumes também são totalmente diferentes, desde a alimentação até o dia a dia dos jovens, que são carregados de obrigações”.
Taiwan é um Estado insular que faz oficialmente parte da República da China, tendo uma cultura multivariada, vinda de vertentes como dos han chineses confucionistas (maior etnia chinesa), japoneses, europeus, estadunidenses e dos aborígenes, que são muitas vezes percebidas nos entendimentos tradicionais e modernos. “Toda essa cultura multivariada mudou a minha por completo, principalmente o meu ponto de vista crítico. Também comecei a ver as pessoas pelo que elas são de verdade, e não apenas pela aparência”, destaca o estudante.
Pelos desafios, o programa tem o objetivo de preparar o jovem para o mundo, ajudando a torná-lo cada vez mais maduro e independente. Além de fazer com que os jovens tomem fluência um novo idioma, como Jorge Igor, que hoje é fluente no mandarim e inglês.
Intercâmbio de Jovens
O Intercâmbio de Jovens do Rotary mobiliza cerca de 8 mil estudantes de todo o mundo por ano, sendo esse o maior programa de intercâmbio registrado do planeta. Ao compartilhar sua própria cultura e abraçar uma nova, você ajuda a promover a compreensão mundial e aprende muito sobre si mesmo e seu próprio país. Os custos do Rotary variam de Distrito para Distrito (forma em que a associação é dividida). Entretanto, o programa garante ser um dos com custos mais baixos em comparação a outras empresas. Os documentos da viagem, seguro de vida e passagens aéreas são de responsabilidade da família do estudante. Além disso, você receberá um intercambista para hospedar em sua casa enquanto estiver no seu período de intercâmbio. O Intercâmbio de Jovens do Rotary também tem sua marca registrada que são os blazers utilizados por seus estudantes, onde um intercambista troca broches com o outro ao se encontrarem em qualquer que seja a parte do mundo.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias