EVENTO

A nova presidente do STF estará em São Luís na segunda

Eleita hoje para comandar o STF, a ministra Carmem Lúcia lançará a campanha Justiça pela Paz em Casa em São Luís na proxima segunda

A ministra Cármen Lúcia foi eleita hoje presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF) e vai ocupar o cargo pelos próximos dois anos. A partir do dia 10 de setembro, a ministra ficará no lugar do atual presidente, Ricardo Lewandowski. A eleição foi simbólica, porque a ministra já ocupa o cargo de vice-presidente da Corte.
Cármem Lúcia Antunes Rocha foi indicada para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse em 2006. A ministra nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em 1977. Ela será a segunda mulher a assumir o cargo. A primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie.
Após a eleição, a ministra agradeceu a confiança de seus pares e reiterou o juramento de cumprir a Constituição. Ela também afirmou que fará o melhor para o Judiciário, como a ajuda dos colegas de Supremo. Com a posse da ministra, marcada para o dia 12 de setembro. o vice-presidente da Corte será o ministro Dias Toffoli.
Evento em São Luís
A V Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, que acontece no próximo dia 15, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça, em São Luís, terá a participação da ministra Carmem Lúcia. Idealizadora da campanha, Carmem também fará uma visita a Casa da Mulher Brasileira, que está sendo construída no bairro do Jaracati.
Durante sua estadia na capital maranhense, a ministra participará do lançamento do serviço de Requerimento Eletrônico de Medidas Protetivas de Urgência, com assinatura do Termo de Cooperação Técnica sobre o assunto, e o Banco de Dados de Violência Doméstica do Maranhão.
A campanha tem início, no mesma data, em todos os tribunais do país, seguindo com programação até o dia 19 de agosto. Durante a semana são previstas várias ações como palestras, seminários, oficinas entre outras atividades. A Semana Justiça pela Paz em Casa tem como objetivo promover a cultura da paz nos lares brasileiros, coibindo com isso a violência contra a mulher.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias