Na próxima quarta-feira, dia 13, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) lançaram o edital de fomento das ações extensionistas do Programa Institucional Mais Extensão Universitária, que será desenvolvido no âmbito do “Plano Mais IDH”, do Governo do Estado. O Programa é realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA.
A solenidade será no Palácio dos Leões, às 9h. As primeiras ações do Programa da Uema ocorrerão no período de 18 de julho a 1º de agosto de 2016, em 20 municípios do Estado.
O Edital (Nº 007/2015/PROEXAE/UEMA) propicia a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão, abrangendo três dimensões básicas do desenvolvimento humano: produção/renda, educação e saúde. A vigência do Edital será de julho de 2016 a julho de 2018.
De acordo com a coordenadora de Extensão da UEMA, Dra. Ariadne Enes Rocha, o Programa ‘Mais Extensão’ foi criado como uma ação afirmativa ao Programa ‘Mais IDH’ do Governo do Estado, que é realizado com a coordenação da Sedihpop.
Logo, o escopo do ‘Mais Extensão’ da UEMA é apoiar as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano, materializadas no Programa ‘Mais IDH’ do Governo Estadual. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
As ações têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.
O Projeto ‘Mais Extensão’ teve edital de abertura em dezembro de 2015. Após processo de inscrição e seleção, foram aprovados 43 projetos, com ação em 20 municípios. Mais de 40 profissionais e 183 alunos da UEMA estão envolvidos no ‘Mais Extensão’.
São parceiras do ‘Mais Extensão’: Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV; VALE; Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão – FAPEAD; Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA; Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e; Secretaria de Estado da Segurança – SSP.