As equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e da Companhia de Polícia Rodoviária Independente (CPRV-Ind) já estão utilizando o Auto de Infração Eletrônico nas etapas da Operação Lei Seca. Durante o último fim de semana, em São Luís, a nova tecnologia garantiu mais agilidade e segurança aos procedimentos de fiscalização, foram lavrados 171 autos em apenas três dias.
De acordo com a diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla, que acompanhou a operação na capital, é importante aprimorar cada vez mais as fiscalizações da Lei Seca para garantir um trânsito seguro. “Em razão de números elevados de autuações por alcoolemia, estamos intensificando as fiscalizações em São Luís. Temos que trabalhar para garantir a paz no trânsito e a operação Lei Seca tem contribuído bastante para a redução de acidentes”, explicou.
As fiscalizações foram iniciadas na última sexta-feira, na Avenida dos Holandeses, próximo ao acesso à Avenida Litorânea, na Ponta do Farol. No sábado (9), as ações continuaram na Avenida dos Holandeses, só que no trecho próximo ao Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia. Já no domingo (10), a operação foi realizada na Avenida Ana Jansen, no São Francisco.
Durante os três dias, foram realizadas 31 remoções de veículos, apreensão de 99 carteiras nacionais de habilitação (CNHs) e 17 documentos de veículos. Foram autuados 26 condutores por apresentarem até 0,33 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar) e outros 71 por se recusaram a fazer o teste do etilômetro.
De acordo com comandante da operação, tenente Alejandro Elias Mouchrek Jaldin, a utilização do Auto de Infração Eletrônica (AIT) está proporcionado mais rapidez nas abordagens. “O outro sistema de autuação demandava muito tempo, principalmente quando um só condutor cometia diversas infrações. Com a agilidade que ganhamos com o AIT, temos a chance de tirar mais pessoas alcoolizadas de circulação do trânsito”, afirmou.
Para Renan Moreira, corretor de imóveis, a intensificação dessas operações é muito importante durante o fim de semana em São Luís. “Gera mais segurança para todos nós, ajuda a reduzir acidentes e vários transtornos. Quando me deparo com essas blitzen dá uma sensação de alívio”, comentou.
Opinião semelhante é partilhada pela arquiteta Karla Fiquene. “Vejo com bons olhos o trabalho da Polícia e do Detran na realização das operações. Tem que ser mesmo dessa forma para precaver e conscientizar todos os condutores sobre a importância de uma direção segura”, disse.