COMITIVA
OAB-MA propõe solução para crise que assola a Santa Casa
A OAB propõe uma forma de conveniar a unidade de saúde. O hospital mantém convênio apenas com a Prefeitura de São Luís
Uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), formada por integrantes de várias comissões e de conselheiros estaduais da Ordem esteve reunida na sede da Santa Casa de Misericórdia na manhã de ontem, dia 18, com o diretor Abdon Murad para verificar in loco a situação do hospital e propor uma forma de conveniar a unidade de saúde com o Estado e o Município.
Para o presidente da Comissão de Direito à Saúde, Hélio Maia, o objetivo da visita é tentar resgatar a instituição filantrópica que é a Santa Casa. “Não é admissível que um hospital com quase 200 leitos ociosos não seja aproveitado pelos sistemas de saúde estadual e municipal e que vivem superlotados com crianças e idosos nos corredores”, afirmou Hélio Maia.
Na oportunidade, o diretor Abdon Murad expôs aos membros da OAB a real situação financeira enfrentada pela Santa Casa destacando os atrasos no pagamento de salários, dívidas adquiridas de gestões passadas e falta de reajustes na tabela do SUS. “A Santa Casa do Maranhão trabalha com 100% SUS, que não tem reajuste em sua tabela há 14 anos. Fica difícil manter o hospital nestas condições”, disse Abdon Murad.
Conhecida como a maior unidade de saúde pública do Maranhão, a Santa Casa de Misericórdia, vem sofrendo nos últimos anos com problemas de falta de recurso, de infraestrutura e greves de funcionários. Atualmente a unidade de saúde mantém um convênio apenas com a Prefeitura de São Luís.
“Estamos aqui em defesa dos interesses da sociedade maranhense em uma missão de socorro à Santa Casa. Atuaremos em três frentes, a que se inicia agora com esta visita para coleta de informações, a segunda que passa pelo desenvolvimento de uma campanha para arrecadação de donativos e materiais para a entidade, e a terceira que é a realização de uma audiência pública que debaterá com todos os atores envolvidos no sistema público de saúde do estado a situação da Santa Casa e também de outras entidades filantrópicas que passam pela mesma situação”, destacou Marinel Dutra, presidente da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos da OAB-MA.
Após a reunião a comitiva da OAB visitou as instalações da Santa Casa onde pode constatar diversos leitos ociosos. Ficaram surpresos com a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital que tem 11 leitos desocupados e que poderiam ser aproveitados pelo Estado ou pela Prefeitura por meio de convênios. A OAB Maranhão em parceria com o Ministério Público, está desenvolvendo uma campanha de arrecadação de material hospitalar e de alimentos não perecível. Os interessados em ajudar a Santa Casa poderão ainda fazer por meio de doação em dinheiro em uma conta que será anunciada pela direção do Hospital.
Participaram da reunião com o diretor Abdon Murad, o presidente da Comissão de Direito à Saúde, Hélio Maia, o presidente da Comissão dos Direitos Difusos e Coletivos, Marinel Dutra de Matos, o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Misael Mendes, o vice-presidente da Comissão de Direito à Saúde, Aurélio Azevedo, o Conselheiro Federal, Alex Murad, os Conselheiros Estaduais Hugo Gedeon Cardoso, Sérgio Aranha, Flávio Henrique Cardoso Matos, e os advogados Hugo Portela e Pedro Filho.
VER COMENTÁRIOS