SAÚDE

Números para comemorar o Dia do Homem

Núcleo Especializado em saúde masculina comemora o crescimento de 30% no número de atendimentos na área de maio até o início de julho

Cerca de mil atendimentos foram registrados nas especialidades de urologia e proctologia no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Filipinho nos últimos dois meses. As duas especialidades integram o Núcleo Especializado em Saúde do Homem, em funcionamento no CEM Filipinho desde maio deste ano. Completamente reformado, o centro foi reinaugurado há dois meses pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.
Com a implantação do Núcleo Especializado de Saúde do Homem, a Prefeitura de São Luís tem ampliado o atendimento na área de saúde voltado ao público masculino. Na semana em que se comemora o Dia do Homem – celebrado em 15 de julho – o núcleo comemora o crescimento de 30% no número de atendimentos na área de maio até o início de julho.
“Tivemos um aumento de 30% na procura pela área de urologia e de 33% na área de proctologia. Temos observado uma preocupação maior dos homens com a saúde, mas ainda existe uma grande resistência quanto à procura por essas especialidades. Daí a importância de oferecermos um serviço humanizado e de qualidade para esses pacientes”, destacou José Abrahan de Leopoldino, diretor do CEM Filipinho.
Especialidades
Para a titular da Semus, Helena Duailibe, estas ações possibilitam o crescimento qualitativo nos atendimentos de toda a unidade de saúde, tendo em vista que parte dessa evolução deve-se às melhorias implantadas, como a oferta de mais especialidades médicas e, também, aos novos procedimentos hospitalares disponibilizados à população nas áreas de diagnóstico e imagem, como eletroencefalograma e eletrocardiograma, por exemplo.
“Esse é o propósito da Prefeitura, expandir a rede de atenção médico-hospitalar na capital, para levar à população o maior número possível de serviços na área, melhorando, assim, o sistema municipal de saúde como um todo, desde a atenção primária até serviços de média e alta complexidade. E a reforma do Cem Filipinho veio com essa finalidade de ampliar o atendimento em diversas especialidades médicas”, disse Helena Duailibe.
Para marcar o Dia do Homem, a direção do Centro oferecerá um café da manhã aos pacientes seguido de uma palestra sobre a saúde do homem que será ministrada pela médica Geovana Valéria, que integra a equipe de urologistas do serviço.
Segundo o diretor do Cem, José Abrahan de Leopoldino, o crescimento no atendimento verifica-se em todas as especialidades ofertadas na unidade. Ele atribui o fato a diversos fatores, entre os quais a flexibilização do horário das consultas, por exemplo. Agora, além de poder agendar atendimentos para os horários comerciais de 8h às 11h e das 14h às 17h, está disponível também um novo horário, de 11h às 14h.
O Cem Filipinho é referência ainda para a realização de consultas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, neurologia, hematologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, nefrologia, urologia, gastroenterologia e proctologia. Conta também com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
Aprovação
O artesão Fernando Antônio Muniz, 55 anos, que mora próximo ao Centro, disse que agora ficou mais fácil manter a saúde em dia. “Eu sempre me cuidei, mas demorava mais tempo a ir ao médico porque como o serviço oferecido na rede pública não era bom tinha que pagar a consulta particular. Agora tendo aqui ficou mais fácil. Consultei, fiz exames e hoje estou aqui para mostrar ao médico”, contou.
A oferta de um atendimento focado na saúde do homem foi o que fez o aposentado Antônio Costa Sila, 56 anos, que mora em Pindaré-Mirim, sair de seu município e procurar atendimento no Cem Filipinho. “Minha filha mora aqui e disse que agora a gente tinha mais médico urologistas na rede do município então eu vim pra cá porque tinha pressa em me consultar”, disse o aposentado. Benedito Martins, 27 anos, também estava aguardado atendimento com urologista. “Eu acho importante a gente se cuidar. Aqui o atendimento é muito bom”, aprovou Martins.
Saiba mais
O Dia Nacional do Homem é comemorado em todo o Brasil no dia 15 de julho. O objetivo da data é conscientizar a população masculina sobre os cuidados que devem tomar com a saúde. Em maio deste ano, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, reinaugurou as instalações do CEM Filipinho completamente reformadas e instituiu, no local, entre outras especialidades médicas, o primeiro Núcleo Especializado em Saúde do Homem da rede municipal de saúde.
O serviço é o primeiro espaço criado no Maranhão para ser referência em atendimento médico para o público masculino, oferecendo o mesmo cuidado que já existe para a saúde da mulher. O diferencial é a oferta de profissionais das áreas referentes à saúde masculina, possibilitando a realização de exames preventivos do câncer de próstata, além de biópsia, cateterismo, punção de bexiga e vasectomia.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias