Uma das receitas mais consumidas do mundo, a pizza caiu no gosto dos brasileiros, onde são consumidas cerca de 1 milhão de pizzas por dia. Hoje, 10 de julho, é comemorado o dia da pizza. A data que homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros, agrada a todos os paladares.
A pizza que comemos atualmente, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. Esta receita é considerada a mais tradicional.
Só que a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga, passando até pelos egípcios e gregos.
Em São Luís, algumas pizzarias também aderem a tradicionais e diferentes tipos de recheios, a exemplo da Pizzaly, localizada no Pátio Norte Shopping, na Estrada de Ribamar. No cardápio, são observados os sabores de calabresa, portuguesa, marguerita, mussarela, bacon, peito de peru, além de lombo canadense.
Já a Buona Massa investiu nos recheios mais exóticos, como a de berinjela, pizza de sorvete, de pêra e nozes e os mais diversos tipos. “Nós gostamos sempre de inovar, então, fazemos um sabor de teste, oferecemos para o cliente como amostras pequenas. Se ele gostar, nós adaptamos para os diversos tamanhos, e o melhor, sempre dá certo”. Comenta o Chefe, Neto Gaspar.
Capital da pizza no Brasil
A pizza é saboreada ao redor do mundo, mas, no Brasil, a cidade que é conhecida como a capital nacional da pizza é São Paulo. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes. Somente em São Paulo, 572 mil pizzas são consumidas diariamente.
Origem do Dia da Pizza
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985, em São Paulo.
Foi feito um concurso estadual que elegeria as dez melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.