Decisão

Justiça garante construção de moradias no Parque Independência

TJ nega pedido da Associação de Criadores para permanecer no Parque. Governo pretende construir duas mil habitações no local

Decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), desta terça-feira, sobre a destinação do Parque Independência, garantiu que o local será utilizado para construir habitações do Programa ‘Minha Casa, Meu Maranhão’, do Governo do Estado. Em março, a Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) havia sido notificada para desocupar o local, mas a Associação tentou permanecer na área com ação junto ao TJ. Nesta terça-feira, o Tribunal negou o pedido.
O Parque Independência é propriedade do Estado e foi cedido para a Ascem há alguns anos, mas, segundo a Procuradoria Geral do Estado (PGR), o contrato possuía vícios e irregularidades. O Governo do Estado também tinha a intenção em retomar a área para usar com finalidades de interesse público. Ao analisar a questão, o desembargador Guerreiro Júnior considerou pertinente as motivações do Estado e negou o pedido da Ascem. “O desembargador deu oportunidade para a Procuradoria se manifestar e nós fizemos a contestação alegando que o contrato é precário e que havia vícios. Hoje o desembargador acolheu nossos argumentos”, explicou o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia.
O procurador-geral explicou que ainda que o Governo reconheça a importância da Ascem e que o Parque Independência abrigue, uma vez ao ano, um evento de impacto como a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), a área deverá ser melhor aproveitada ao garantir moradia digna a mais de duas mil famílias maranhense.
“Mais uma vez estamos retomando um espaço público, de domínio do Estado, que vai ser utilizado para finalidades que atendam com mais ênfase e amplitude os interesses públicos. Nada contra a Associação, mas era um espaço que ficava praticamente ocioso o ano todo, usado uma vez por ano no período de alguns dias, que o Estado agora dará uma finalidade mais condizente”, informou Rodrigo Maia.
Minha Casa, Meu Maranhão
O Governo do Maranhão lançou no início do mês de julho o edital de Chamamento Público nº 01/2016 para pré-qualificação de empresas do ramo de construção civil, que deverão apresentar proposta para construção de 2.048 unidades habitacionais para servidores públicos do Estado do Maranhão, no Parque Independência.
O edital prevê a construção de oito condomínios independentes com 256 moradias cada, sendo cinco condomínios com apartamentos de 51m² e três condomínios com apartamentos de 65m².
O programa ‘Minha Casa, Meu Maranhão’ é um plano de habitação com foco nas áreas rurais dos municípios do interior do estado e já contempla dez cidades. No total, são mil famílias – aproximadamente 3,8 mil pessoas – beneficiadas. Outro foco do programa é a garantia de condições para o servidor público adquirir a casa própria, sendo o maior programa habitacional em benefício do servidor público do Maranhão.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias