ARTE

Galeria Trapiche abre vagas para oficina de olaria

O minicurso será ministrado por Uiran Oliveira e podem participar qualquer pessoa a partir de 14 anos, tendo experiência ou não

Se expressar através da arte e ainda ganhar uma renda extra é a proposta da oficina de Olaria em Formas de Objetos promovida pela Galeria Trapiche de 25 a 29 de julho. O workshop faz parte do projeto Ateliê Trapiche e acontece das 15h às 18h na sede da Galeria, localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Centro (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande). As inscrições são gratuitas e estão disponibilizadas 12 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição.
 
O minicurso será ministrado por Uiran Oliveira e podem participar qualquer pessoa a partir de 14 anos, tendo experiência com Olaria ou não, totalizando 12 horas para aprender ou exercitar as habilidades com argila. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: galeriatrapicheslz@gmail.com com os seguintes dados: nome completo, idade, telefone. O material será disponibilizado pela Galeria e os participantes levam suas peças produzidas para casa ao final do curso.
 
A diretora da Galeria, Camila Grimaldi destacou que o projeto movimentará a Galeria e aproximar o público desse meio. “Desde o começo do ano, nós nos comprometemos a realizar atividades que dinamizem a Galeria. A ideia é mostrar que este lugar está para ser habitado, queremos trazer pessoas para fazer parte deste ambiente, não só vir para apreciar uma exposição, mas que seja um ponto de encontro de artistas e que estes desenvolvam seus trabalhos aqui”.
 
PERFIL
 
Uiran Oliveira trabalha há 25 anos com argila e sempre desenvolveu um trabalho mais voltado ao social, envolvendo a comunidade. Foi professor de cerâmica do Centro de Arte Japiaçu (CAJ) durante 12 anos e lá explanou o projeto Oficinas de Criação, com exposições em vários locais como a Casa do Maranhão, Morada Histórica, Sesc Deodoro, entre outros.
Também no Sesc, deu início ao projeto “Mãos que Transformam” de arte educação inclusiva, com alunos cegos – realizou três exposições individuais, “Terroada” – 2003, “Com Tato Visual” – 2004 e “Noturno: Passaredo e Formas” – 2009.
 
Recebeu por três vezes premiação no Concurso de Arte Efêmera da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Já participou na Europa de duas feiras internacionais (2001/2002 – Milão, na Itália e 2005/2006 – Hamburgo e Frankfurt, na Alemanha). Atualmente desenvolve a função de Coordenador de Montagem da Galeria Trapiche e fará na Feira do Livro a exposição “Sonhando Crianças” com trabalhos desenvolvidos na comunidade do bairro Novo Angelim.
 
Atividades
O “Ateliê Trapiche” já realizou este ano diversas ações, como a Oficina de Desenhos em Quadrinhos e o site Specific de Crouchê que fará em breve nova chamada – trata-se de um projeto colaborativo de criação e troca artística de “arte ambiente” que modifica a paisagem ao redor de modo permanente ou temporário.
 
A Galeria Trapiche Santo Ângelo está aberta ao público para visitação de segunda a sexta, no horário de 9h às 12h e de 14h às 19h. As visitas para grupos também podem ser agendadas para serem acompanhadas por um monitor – nas segundas, quartas e sextas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias