MARANHÃO

Criminosos assaltam agência bancária em Gonçalves Dias

Os bandidos atiraram contra o prédio da Polícia Militar e depois explodiram o cofre da agência do do Banco do Brasil

A cidade de Gonçalves Dias teve uma agência bancária assaltada, na madrugada desta sexta-feira, dia 22. A ação criminosa aconteceu por volta de 1h30.
O grupo formado por pelo menos dez pessoas, em um veículo utilitário de cor branca, invadiu a agência do Banco do Brasil, e explodiu o cofre. A quantia roubada não foi informada.
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), antes de assaltar a agência, os bandidos atiraram contra o prédio da polícia e espalharam armadilhas pela cidade para cortar pneus de viaturas, e evitar reação das forças de segurança.
O veículo usado na ação foi incendiado e abandonado. Os criminosos fugiram na direção de Codó.
A Polícia Militar com o reforço do Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural – COSAR realizam uma operação para capturar os suspeitos.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) por meio do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif) informou que o ataque à agência bancária do município de Gonçalves Dias foi realizado por cerca de 10 pessoas. O ato ocorreu por volta de 1h30, desta sexta-feira (22).
A equipe de Operações e Sobrevivência em Área Rural (Cosar), que está em ação para capturar os criminosos, conseguiu recuperar um malote roubado. As primeiras informações levantadas pelo Cosar dão conta de que o bando teria fugido em direção à cidade de Teresina (PI). O caso está sendo apurado pela Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic) por meio do Dcrif.
A SSP-MA esclarece que tem intensificado as ações para combater ataques à agências bancárias. As estratégias utilizadas pelas forças de segurança do Estado incluem o monitoramento dos pontos de maior registro e nas áreas mais suscetíveis às investidas de criminosos, abordagens em locais estratégicos, além da orientação a comerciantes sobre a venda de material explosivo.
As ações preventivas são reforçadas em dias de pagamento de funcionalismo, quando há maior movimento nas agências. A SSP-MA destaca ainda, que o objetivo do trabalho é a prevenção dos casos a partir da interceptação dos suspeitos, com fins a evitar ocorrências.
Outra estratégia de trabalho das forças de segurança local para reprimir as ocorrências é a realização de operações específicas contra esta modalidade de crime como ações em parceria com as polícias do Pará, Piauí, Goiás, Bahia e Tocantins.
Crimes em agências bancárias
A última ação criminosa foi registrada na cidade de Santa Luzia do Paruá no dia 11 do julho. A ação durou 40 minutos e a cidade ficou em pânico com o tiroteio e explosões realizados pelos criminosos. O Alvo foi a agência do banco do Bradesco. 
Os  não conseguiu levar o dinheiro porque ao dinamitarem o cofre, o teto da agência caiu sobre a estrutura impossibilitando a abertura do local que continha os valores.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), em 2016 já foram registrados 29 casos de arrombamentos a bancos, incluindo explosões a agências bancárias. Duas cidades tiveram dois casos de arrombamento cada uma: Igarapé Grande e São Luís Gonzaga do Maranhão. Casos de arrombamentos foram registrados também em Alto Alegre do Pindaré, Maracaçumé, Paulo Ramos, Paraibano, Peri Mirim, Nova Olinda do Maranhão, Imperatriz, Satubinha, Bacuri, Grajaú, Araguanã, Tufilândia, Colinas, Santa Luzia, Amapá do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Olho d’Água das Cunhãs, São Domingos do Maranhão, São Luís, Buriti, Anajatuba, São Mateus do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e agora Gonçalves Dias.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias