LICITAÇÃO

Veja 5 mudanças que devem ocorrer no transporte

Empresas vencedoras da concorrência tem cronograma de dez anos para gradativamente implantar melhorias na prestação dos serviços

Saiba quais são as principais mudanças que os consórcios e empresas vencedoras das Licitação do Transporte de Passageiros devem implementar, conforme o que está previsto no edital de abertura da concorrência pública. Se tudo for aplicado, o transporte público de São Luís vai ter um avanço qualitativo significante nos próximos anos.
O desafio é enorme. Segundo levantamento feito para a licitação, em São Luís são realizadas quase 1,5 milhão viagens por dia com veículos motorizados. Desse total, apenas 53% correspondem a viagens por meio do transporte coletivo.
1 – Novos ônibus
A primeira alteração que deve ser notada logo de cara é a conservação dos ônibus. Pelas novas regras, a média de idade da frota tem que ser de cinco anos. Individualmente, os ônibus convencionais não podem ter mais de 10 anos de fabricação enquanto os ônibus biarticulados não podem superar 12 anos. A renovação da frota deve chegar a 40% já nos primeiros meses de implantação.
Segundo o edital, quatro linhas devem receber os ônibus de maior porte: Uema/Ipase, Rodoviária/São Francisco; Cohatrac/Rodoviária e Terminais via BR-135.
2 – Acessibilidade
A acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção é um requisito básico para todos os ônibus em circulação em São Luís a partir dos novos contratos. A Prefeitura tem reiterado a importância disso nos últimos anos.
3 – Ar-condicionado
A questão do ar-condicionado também deve melhorar a qualidade de vida dos usuários do transporte público. A regra dita que em dez anos 100% da frota deverá ser condicionada, mas nos dois primeiros anos esse percentual é de 20% aumentando 10% por ano até o décimo ano.
4 – Bilhete Único
Outra mudança que deve ser adotada é a ampliação do sistema de Bilhete Único, que passa a ser mantido e operado pelas empresas concessionárias. A licitação também prevê uma futura integração intermunicipal do bilhete com linhas dos outros municípios, principalmente aqueles pertencentes à Ilha (Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar).
5 – Monitoramento
Visando à segurança, os novos ônibus vão ter um sistema de GPS que terá monitoramento buscando melhorar a fiscalização do itinerário, além de ajudar a proteção a passageiros e funcionários.
6 – Empresas devem administrar Terminais de Integração
Os cinco terminais de integração existentes em São Luís devem passar a ser administrados pelas empresas concessionárias. Hoje, geridos pela SMTT, os locais têm recebido muitas críticas por parte dos usuários. Com a administração particular dos terminais, a expectativa é que a qualidade no serviço seja ainda maior, proporcionando uma maior comodidade para os passageiros.
Vale ressaltar que, seguindo a divisão das linhas, os terminais foram divididos em quatro lotes. O primeiro contempla o Terminal da Praia Grande e do Distrito Industrial (que ficou com Retrans e Taguatur); o segundo, o da Cohab/Cohatrac, (com Expresso 1001 e Rei de França); o terceiro, o do São Cristóvão (Autoviária Matos, Viper Transportes, Viação Abreu, Patrol, Viação Aroeiras e Planeta); e o quarto, da Cohama/Vinhais, (Viação Primor).
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias