O joelho, que é a maior articulação do corpo humano e sustenta todo o peso corporal, acaba sofrendo com exercícios físicos desregrados e errôneos, ficando sujeito a lesões. Os especialistas alertam sobre a importância de distribuir o esforço nas diferentes articulações e exercer força de reação ao solo, no caso de exercícios em academias. Não se deve apenas ficar passivamente em pé, mas levar um pouco o peso à frente para estimular a musculatura de sustentação e não se apoiar nos ligamentos dos joelhos. A dor é um sinal de defesa do corpo humano.
Sylvio Batista, médico radiologista que atende na clínica iMedical, instalada no Shopping da Ilha, afirma que, entre os problemas mais comuns estão o desgaste da cartilagem, desgaste dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos. “O diagnóstico mais preciso nesses casos relativos a patologias dos joelhos é obtido através do exame físico do médico ortopedista aliado aos exames de imagem, notadamente por meio da ressonância magnética, que possibilita a avaliação mais detalhada dos grupos musculares, meniscos, ligamentos, tendões, etc”, explica Sylvio Batista, acrescentando que a sobrecarga causa o envelhecimento das articulações e que movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as atividades físicas prejudicam os joelhos.
Tendinopatia
Nas academias de ginástica, os exercícios de agachamento com as duas pernas podem forçar o ligamento, os meniscos e os tendões e a pessoa pode desenvolver tendinopatia, uma inflamação nos tendões, degeneração na cartilagem e nos meniscos, conforme Sylvio Batista. Já a cadeira extensora pode pressionar a cartilagem e também influenciar no processo de degeneração. Os flexores de joelho, que são exercícios para glúteos e músculos atrás das coxas, podem prejudicar os tendões ou inflamar a região posterior do joelho. “Essa inflamação é provocada pelo líquido sinovial, que tem a função de lubrificar a região”, explica o médico que também acrescenta a importância da avaliação física e do acompanhamento médico, principalmente nos casos onde haja algum quadro de dor.
Outros fatores
Em muitos casos, o fator genético e hereditário predispõe, como assim também a obesidade ou um peso muito elevado, pois os joelhos são sobrecarregados. Mas, dentro deste problema articular existem casos cuja origem ainda é desconhecida. Podem existir alterações dentro das células da cartilagem articular, uma alteração dos chamados condrócitos e do osso subcondral, que origina uma falta de resistência à pressão e de elasticidade da cartilagem, que vai se deteriorando e diminuindo.