Como parte da programação do 39º Festival Guarnicê de Cinema, o projeto “Cinema em Todo Lugar” promoverá uma sessão especial na Unidade Integrada Governador José Murad, no bairro Cohafuma, nesta quinta-feira, dia 09, a partir das 8h. O projeto, que já está na segunda edição, leva o curta-metragem Joca e a Estrela a estudantes da escola estadual com o objetivo de ampliar o circuito de exibição de filmes não comerciais e de reforçar a função social e pedagógica do audiovisual.
Desde 2014, o Cinema em Todo Lugar promove mostras itinerantes em escolas públicas de São Luís, com filmes do acervo acumulado ao longo dos 39 anos do Festival Guarnicê de Cinema. O escolhido para essa edição é baseado no conto A estrelinha aparecida, de Lenita de Sá, e conta a história de Joca, um garoto tímido que deseja ser craque de futebol, mas que, por sofrer bullying de colegas, não consegue superar os medos. Em uma noite, sonhando com o sucesso nos campos, uma estrela cadente cai em uma praça do bairro e ele corre para encontrá-la.
Além da exibição do curta, haverá um bate papo sobre cinema e literatura, e uma oficina de animação ministrada pelo animador, quadrinhista, professor e artista plástico Beto Nicácio. “A expectativa para essa edição do Projeto Cinema Em Todo Lugar eu considero a melhor possível. É a primeira vez que eu participo e me sinto honrado com essa oportunidade,” disse Beto.
Ainda segundo o artista, o Cinema Em Todo Lugar é importante porque “os alunos de escola pública, sobretudo a maioria humilde, não têm acesso ao cinema, a filmes de qualidade, que possam levar a uma certa reflexão e educação. Por isso, considero importante levar esses filmes do Projeto Cinema Em Todo Lugar para as escolas públicas”. Para ele, as discussões feitas podem ajudar a refletir sobre a vida, sobre o mundo e sobre educação, de uma forma geral.