TRANSPORTE PÚBLICO

Problema no sistema de bilhetagem afeta linhas semiurbanas

MOB e SET informaram que a empresa Dataprom desligou o sistema por conta própria. Os coletivos estão circulando sem cobrar pela tarifa

Um problema no sistema de bilhetagem na manhã desta quinta-feira, dia 09, afetou a tarifação de passagens nos ônibus das linhas semiurbanas do transporte público da Região Metropolitana. Alguns atrasaram o percurso no início da manhã causando insatisfação aos usuários das áreas atendidas pelos coletivos.
Depois os ônibus voltaram a circular mas sem cobrar pela tarifa de transporte. O problema comprometeu parte da frota de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, a frota não foi reduzida, e os passageiros estavam entrado nos veículos pela porta dos fundos, sem pagar passagem.
“Os ônibus que fazem as linhas semiurbanas na região metropolitana estão apresentando problemas na bilhetagem. Os passageiros estão entrando pelos fundos. A frota está rodando normalmente, sem redução no número de veículos. Até o momento, não sabemos o que causou o problema”, informou Isaias Castelo Branco, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários do Maranhão (Sttrema).
A Agência de Transporte e Mobilidade Urbana – MOB informou que o problema ocorreu em função do desligamento do sistema de bilhetagem eletrônica pela empresa Dataprom. 
O SET informou que a empresa Dataprom, por conta própria, desligou o Sistema de Bilhetagem Eletrônica das Linhas Semiurbanas de São Luís, e que está mantendo a operação das linhas semiurbanas em caráter emergencial. 
Ambos asseguraram que medidas judiciais serão tomadas.
Nota da MOB
Sobre o atraso das viagens envolvendo alguns ônibus do transporte semiurbano, a Agência de Transporte e Mobilidade Urbana – MOB informou que o contratempo transcorreu em função do desligamento unilateral do sistema de bilhetagem eletrônica, cuja empresa responsável é a Dataprom. Tal fato se deu em função de pendências contratuais ocorridas anteriormente.
A MOB informa, ainda, que, junto ao Sindicato das Empresas de Transporte – SET, a situação está sendo contornada e medidas judiciais serão tomadas. Enquanto isso, evitando causar qualquer transtorno ao usuário do transporte coletivo no período de transição do sistema, MOB e SET determinaram que os ônibus que apresentarem alguma interdição no sistema devem operar em modo catraca livre.
As equipes de fiscalização da MOB estão realizando o monitoramento das garagens a fim de garantir a circulação completa da frota, garantindo a comodidade e mobilidade dos usuários.
Nota do SET
O SET informou que a empresa Dataprom, por conta própria, desligou o Sistema de Bilhetagem Eletrônica das Linhas Semiurbanas de São Luís.
Também informa que, por determinação do Governo do Estado do Maranhão, o SET está mantendo a operação das linhas semiurbanas em caráter emergencial.
O Governo do Estado e o Ministério Público já foram informados do ocorrido, e medidas jurídicas já estão sendo estudadas para resolver este impasse o quanto antes.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias