Ônibus param em local irregular na BR-135 e passageiros tem de atravessar rodovia em meio a carros em alta velocidade
Por: Da Redação
Perigo na parada. Ou, na verdade, onde não deveria existir uma, mas existe. Na BR-135, ônibus utilizam, indevidamente, entrada do posto de gasolina na altura do quilômetro dois como local de descida de passageiros. Sem abrigo ou qualquer sinalização, pedestres se arriscam ao atravessar a pista em meio a carros em alta velocidade.
O local adequado para desembarcar os passageiros fica antes do atualmente usado pelos ônibus. Mas, devido a pressão dos próprios usuários (a maior parte funcionária de fábricas da região), os motoristas improvisaram a parada em frente ao posto. Nos horários de pico, o número de pedestres aumenta e o risco também.
Pedestres se arriscam em parada irregular
Pedestres se arriscam em parada irregular
Pedestres se arriscam em parada irregular
Pedestres se arriscam em parada irregular
Pedestres se arriscam em parada irregular
Pedestres se arriscam em parada irregular
“Nós queremos evitar transtornos e acidentes. Essa passagem é perigosa. Já pedimos orientação até para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas eles disseram que a solução para o caso não é de competência do órgão. Creio que uma barreira eletrôncia poderia ajudar a controlar o desembarque indevido, a alta velocidade e de possíveis acidentes no local”, explica Tavares Lima, gerente do posto.
A competência para sanar o problema é da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). O posto já enviou um ofício pedindo fiscalização na área, mas diz não ter obtido resposta. À nossa reportagem, a SMTT informou que irá enviar uma equipe de fiscalização até o local. E, caso seja constatada a irregularidade, as empresas de ônibus serão notificadas.
Flagrante
Imagens capturadas pela PRF de barreiras eletrônica comprovam que veículos transitam em alta velocidade na região. Em um caso, o carro ultrapassou os 180 km/h. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), a competência para implantação de novas paradas de ônibus é a SMTT. Mas o órgão federal deve aprovar e autorizar o projeto antes. Até o momento, porém, informou não ter recebido nenhuma solicitação para novos abrigos de passageiros no local.