A porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, cumpriu extensa agenda em São Luís nesta sexta-feira. Entre palestras e encontros partidários, ela abriu espaço para falar com a imprensa sobre o atual cenário político do Brasil. Ela também apresentou o advogado Marlon Reis, ex-juiz de Direito, como novo porta-voz da Rede no Maranhão. Reis ganhou notoriedade nacional como um dos autores da Lei da Ficha Limpa e com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
Na sexta-feira pela manhã, ela palestrou no auditório do Fórum de São Luís sobre os “Desafios do Desenvolvimento Sustentável no Brasil”. O tema foi o mote para a visita da ex-senadora à capital maranhense, mas ela não escaparia do debate político. Marina Silva fez duras críticas aos governos Dilma e Temer e defendeu novas eleições. “PT e PMDB são faces da mesma moeda, são irmãos siameses. Várias pessoas que estão no governo Temer estavam com Dilma ou com Lula. Comprova que algumas pessoas mudaram, mas as velhas práticas continuam”, disse.
Para a porta-voz da Rede, a saída é realizar novas eleições em todo o país. “É preciso que o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] priorize o caso. Uma vez determinada a cassação da chapa Dilma-Temer, o povo recebe de volta o direito de escolher seu representante”.
Eleições municipais
A Rede Sustentabilidade, como era previsível, irá apoiar a deputada federal Eliziane Gama (PPS) na corrida pela Prefeitura de São Luís. Marina afirma que a saída da parlamentar dos quadros da Rede não inviabiliza uma composição com ela, dando justificativa de que o mais importante é o que a pré-candidata pensa e projeta como ideias de ação.
“Nós nos interessamos de fato pelo programa. O que é que esse programa vai ter para economia, moradia, meio ambiente. Avaliamos que a deputada Eliziane Gama tem um bom trabalho. Não ofereço apoio em troca de apoio visando novas eleições. Apoiei Eliziane em 2012 por achar que ela era a melhor opção para São Luís. Continuo achando que Eliziane é o nome ideal para assumir a Prefeitura da capital maranhense”, enfatizou após ser questionada.
Marlon Reis, já como novo porta-voz da Rede, falou em diálogos com Eliziane e anunciou que o partido está se preparando para o pleito em São Luís. “A Rede participará do pleito com um quadro de candidatos a vereador. Estamos discutindo com a deputada Eliziane Gama. Há uma simpatia pela trajetória dela, mas falta discutir alguns pontos. Não estamos tratando de cargos, mas como deve ser gerida São Luís”.