CIDADANIA

Inscrições para o Parlamento Jovem seguem até o dia 19

Programa permite a participação de estudantes do Ensino Médio no dia a dia parlamentar da Câmara dos Deputados

Foi prorrogado para o dia 19 de junho, o fim do período de inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O PJB é direcionado aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares para que eles vivenciem o processo democrático, por meio da participação de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato. O programa também tem a pretensão de estimular, nas escolas, a discussão de temas como política, cidadania e participação popular. A prorrogação da data limite das inscrições não altera o cronograma nacional com prazos para realização das atividades do programa.
O PJB é um programa promovido pela Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação. Podem participar estudantes com idade entre 16 e 22 anos, matriculados no ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares (matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio).
Para participar, é necessário elaborar um projeto de lei que leve em conta a realidade local ou nacional, observando os problemas que precisam de solução, sugerindo possíveis alternativas. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no endereço eletrônico da Câmara Federal, que deve ser impressa e enviada junto com toda a documentação necessária à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Experiência

“Tive a honra de participar do Parlamento Jovem Brasileiro, que por si é uma aula de legislação e cidadania, pois proporciona uma vivência em meio à organização do nosso país, dando espaço ao jovem para expor aquilo que julga necessário para o andamento da liberdade e do alcance da igualdade e dos direitos de cada um”, Bruno Noleto

O estudante Bruno de Sousa Noleto, que participou do PJB/2015, afirma que foi uma experiência que levará para a vida toda. “Tive a honra de participar do Parlamento Jovem Brasileiro, que por si é uma aula de legislação e cidadania, pois proporciona uma vivência em meio à organização do nosso país, dando espaço ao jovem para expor aquilo que julga necessário para o andamento da liberdade e do alcance da igualdade e dos direitos de cada um,” disse Bruno, que agora representa o Maranhão do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).
“A busca por uma educação formadora de cidadãos, foi o caminho que me levou a representar o meu estado dentro desse projeto. Tenho uma missão até setembro de 2016 no Parlamento Juvenil do Mercosul, que é a de levantar a juventude maranhense, a fim de construir uma educação humanitária, Juvenil e participativa, um ensino médio que queremos,” acrescentou.
Projetos
Os projetos de lei elaborados pelos estudantes devem ser encaminhados às Unidades Regionais de Educação (UREs) e estas devem enviar para a Secretaria Adjunta de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ou enviar para o endereço eletrônico pjp2016.seducma@gmail.com ou ainda via Sedex para Rua Edmundo Calheiros , N 05,Q-45, São Francisco, CEP: 65.076-390, aos cuidados da coordenadora estadual do PJB, professora Rose de Carvalho (98 981556070).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias