EJA

Fundação Vale lança projeto de Educação de Jovens e Adultos

O lançamento do Projeto e Oficina de Co-criação serão realizados no Sebre do Jaracaty. Haverá palestra com especialista

Nesta terça, dia 21, a Fundação Vale realizará dois eventos com a proposta de fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em São Luís. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica que atende a pessoas a partir de 15 anos de idade que, por diversas questões sociais, abandonaram a escola regular ou nela não ingressaram.
O projeto de EJA da Fundação Vale tem foco na formação de professores e gestores escolares que atuam na Educação de Jovens e Adultos, incentivando a diversificação das estratégias de ensino.
O primeiro evento ocorre às 14h. Será realizada a Oficina de Co-criação, que tem como metodologia o levantamento de ideias, a sensibilização e a mobilização de diferentes instituições para apoiar a oferta da EJA integrada à qualificação profissional.
Em seguida, às 18h30, será vez do lançamento do projeto EJA para cerca de 200 professores da rede. Na ocasião, o prof. Miguel Farah, mestre em Educação pela PUC-Rio, conversará com professores sobre temas relacionados à educação de jovens e adultos.
Os dois eventos serão realizados no Sebrae – Jaracaty.
Formação de professores
Nos dias 22 e 23 de junho, às 18h, acontece na FIEMA o primeiro encontro de formação de professores do projeto EJA. Com carga horária de 8h, é o início de uma série de atividades formativas que serão realizadas tanto presencialmente como à distância. A formação totaliza 64h e tem como proposta dar subsídios para a construção de um currículo da EJA que dialogue com o mundo do trabalho.
Valorizar as trajetórias pessoais dos alunos e o conhecimento prévio adquirido ao longo da vida, assim como estimular a autonomia são algumas estratégias importantes que contribuem para a estruturação da EJA e, consequentemente, para a redução da evasão escolar. Para apoiar o projeto em São Luís, a Fundação Vale conta com as parcerias da Secretaria de Educação do município, com a GHP (Grupo Hidrau Torque), a FIEMA, o Sebrae e a HPE.
Desafio
O quadro geral no país em relação a EJA ainda é desafiador: existem 65 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não concluíram o ensino fundamental. A evasão escolar nessa modalidade de ensino ainda é alta, sendo emergente estratégias para atração de alunos e redução da evasão escolar.
Serviço
Oficina de Co-criação
Quando: 21 de junho, terça-feira, às 14h
Onde: Sebrae-Jaracaty
Lançamento do projeto de Educação de Jovens e Adultos com Qualificação Profissional
Quando: 21 de junho, terça-feira, às 18h30
Onde: Sebrae-Jaracaty
Primeiro encontro de formação de professores da EJA
Quando: 22 e 23 de junho, quarta e quinta-feira, às 18h
Onde: Fiema
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias