CIDADÃO

Emissão de carteira de trabalho está suspensa até quinta

Suspensão temporária ocorre nas agências do SINE e Vivas e somente para emissão da CTPS. Demais serviços funcionam normamente

A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) informou neste domingo que a emissão de carteiras de trabalho (CTPS) ficará suspensa nas agências SINE e nas unidades do Viva pelo menos até a próxima quinta-feira, dia 23.
Segundo a Setres, a suspensão temporária do serviço ocorre devido a problemas técnicos do Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência. A secretaria informa ainda que ocorreram mudanças com relação à documentação necessária para pedir a CTPS: agora são necessários RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de estado civil (certidão de nascimento ou de casamento).
Os demais serviços oferecidos à população nas agências SINE e nas unidades do Viva, estarão funcionando normalmente.
CTPS
A Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), nomeclatura utilizada atualmente, foi criada pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. Reconhecida por suas anotações, a CTPS é hoje um dos únicos documentos a reproduzir a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.
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