LUTO NO SAMBA

‘Dito da Mangueira’ morre aos 86 anos em São Luís

Seu Dito era presidente de honra da escola Turma de Mangueira. O corpo foi velado na quadra da escola no João Paulo

Um dos ícones da cultura popular e do samba faleceu na noite dessa terça-feira, dia 07. Raimundo Ciro Costa, 86 anos, era mais conhecido como ‘Dito da Mangueira’ ou ‘Seu Dito’.
Apaixonado pelo samba, Seu Dito era compositor e um dos grandes baluartes da escola de samba Turma de Mangueira do bairro do João Paulo, da qual era presidente de honra. Ele foi um dos fundadores da agremiação ao lado do irmão ‘Zé Pivó’, em 1929. A trajetória do sambista foi homenageada pela escola com o enredo ‘Dito popular’.
‘Seu Dito’ também foi presidente da Federação das Escolas de Samba e do Sindicato dos Mestres de Obras do Maranhão, nas décadas de 70 a 90.
‘Dito da Mangueira’ estava internado no Hospital do Servidor (HSLZ). Ele lutava há 12 anos contra o mal de Alzheimer.
Os membros da escola lamentam a morte de Seu Dito que representa uma grande perda para a Turma de Mangueira e para cultura maranhense.
O corpo do sambista está sendo velado na quadra da escola no calçadão do bairro João Paulo. O enterro acontece às 15h30 no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar.
Turma da Mangueira
A Turma de Mangueira é a escola de samba mais antiga de São Luís do Maranhão e do eixo Norte-Nordeste brasileiro, tendo sido fundada em 1929 e localizando-se no bairro de João Paulo.
O seu hino é considerado um dos melhores samba da história carnavalesca do Estado do Maranhão de 1979, quando falou de seus 50 anos de existência. As cores da Escola são o verde e rosa, as mesmas da Mangueira do Rio de Janeiro.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias