Como parte de uma agenda nacional das Defensorias Públicas, a Defensoria Pública do Estado (DPE) organizou para esta sexta-feira, dia 17, em São Luís, uma audiência pública e programação de apresentações artísticas em ação contra a cultura do estupro. O ato é motivado pelos recentes casos de estupro coletivo, ocorridos nos estados do Rio de Janeiro e do Piauí. Crimes que chocaram a sociedade e abriram as discussões sobre a necessidade de fortalecer as ações de prevenção e combate contra essa prática.
A programação na capital maranhense terá início com a exibição de vídeos sobre a temática e apresentação da cantora Tássia Campos. Em seguida, o Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, da Defensoria do Maranhão, coordenará os debates entre as autoridades presentes e o movimento social, no auditório da instituição. A realização da audiência pública conta com o apoio da Ouvidoria Externa da DPE.
Outras atividades ocorrerão, de forma simultânea, durante toda a tarde. É o caso da oficina de confecção de cartazes, que depois serão instalados em varais na área em frente à sede da DPE, e na Praça Nauro Machado, juntamente com as calcinhas, simbolizando o repúdio ao número elevado de casos de estupro registrados, diariamente, no Brasil.
Também está prevista a realização de sarau poético e a apresentação da performance “Espelho de Vênus”, com o Núcleo Artístico Feminista (Nafem).
Programação
14h30 – Exibição de vídeos sobre a temática
15h – Apresentação da cantora Tassia Campos
15h20 – Formação de mesa com as autoridades e movimento social
16h20 – Apresentação de propostas após debates
17h – Performance “Espelho de Vênus”, com o Núcleo Artístico Feminista (Nafem)
17h30 – Sarau poético e confecção de cartazes
18h – Ato na Praça Nauro Machado, com a instalação do varal de cartazes e de calcinhas