ENSINO SUPERIOR
Com nota de corte menor, o Sisu pode ser a oportunidade de entrar na universidade
Sisu do 2° semestre é uma chance para os estudantes que ficaram próximos à nota de corte, mas que não conseguiram ser aprovados antes
Na segunda-feira, dia 30, começaram as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. São oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior e o prazo vai até as 23h59 do dia 2 de junho.
A estudante Raquel Alessandra, aprovada no 2° semestre do SiSu 2015 para o curso de Medicina na Universidade Federal do Maranhão, afirmou que a chamada do segundo semestre é uma nova oportunidade para o curso almejado. “A concorrência, na maioria das vezes, é menor no segundo semestre, pois muitos dos que já conseguiram obter sua vaga no SISU.1 não disputam novamente. É uma grande chance para a formação de novos profissionais tão capacitados quanto os que passam “de primeira”, declara a estudante de Medicina.
Para a orientadora profissional Anna Kelly Frota, o Sisu do 2° semestre é uma oportunidade para os estudantes que ficaram próximos à nota de corte, mas que não conseguiram ser aprovados no primeiro momento. “Há uma tendência de que a nota de corte seja menor no segundo semestre, um dos motivos é que alguns jovens não esperam a segunda chamada e se inscrevem em universidades particulares ou vão pra outras cidades”, afirma Anna.
A orientação profissional é um dos caminhos que auxiliam o vestibulando na escolha do curso e universidade. Anna Kely diz que a orientação de especialistas é um recurso importante no processo de escolha. Uma dica importante é que os estudantes devem estar atentos já que algumas universidades oferecem alguns cursos apenas no 1° semestre, outras apenas no 2° semestre e há alguns cursos que são ofertados nos dois semestres.
Nessa segunda etapa, só pode se inscrever o candidato que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br .
VER COMENTÁRIOS