PREJUÍZOS

Chuva intensa causa alagamentos e falta de energia em São Luís

Vários bairros foram prejudicados pela forte chuva e ficaram sem energia elétrica. Ventanias arrancaram árvores, placas e telhados de casas

A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Luís desde o fim da noite dessa quarta-feira, dia 22, e se estendeu durante toda madrugada desta quinta-feira, dia 23, causou estragos em vários bairros, como alagamentos, derrubada de árvores e placas, danos aos telhados de algumas residências e falta de energia elétrica.
A chuva, acompanhada de raios, trovões e ventania, deixou os moradores sem energia elétrica nos bairros Alto Turu, Parque São José, Recanto Turu, parte do Parque Vitória, Renascença, parte do Anil, parte do Angelim, Santo Antônio, Olho D’água, Vila Palmeira, Estiva, Cohab, Jardim São Cristovão II , São Raimundo, Alemanha e outros.
No bairro da Cohab, a forte ventania arrancou o telhado de três casas na Avenida 3. As residências ficaram alagadas, causando enormes prejuízos aos moradores. Árvores caíram e danificaram a rede elétrica no local.
No Cohatrac, quedas de placas e galhos de árvores sobre a rede elétrica interromperam o serviço na região.
De acordo com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), a companhia está trabalhando com suas equipes de plantão para o restabelecimento da energia elétrica nos locais onde houve interrupção do serviço.
Trânsito
Condutores relatam que vários semáforos estão sem funcionamento nas avenidas. Algumas árvores derrubadas atrapalharam o trânsito e causam lentidão.
Previsão do tempo
A previsão de tempo para esta quinta-feira prevê Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Cemar esclarece sobre falta de energia 
A Cemar informa que diversas ocorrências de falta de energia elétrica foram registradas na madrugada e na manhã desta quinta-feira (23) em pontos isolados em alguns bairros de São Luís.
Fortes ventos, situações de erosão, galhos de árvores na rede e placas publicitárias que foram arremessadas sobre a rede elétrica pelo vento, contribuíram para o aumento no número de ocorrências de falta de energia em parte dos bairros: Alto Turu, Jardim Turu, Recanto Turu, Parque Vitória, Centro, São Raimundo, Cohab, Cohatrac, Jardim São Cristóvão II, Cidade Operária, Camboa, Monte Castelo, Calhau, Lagoa da Jansen, Quebra Pote, Olho d´Água, Araçagy, Anil, Renascença, Coroadinho e Angelim.
O volume de ligações para a Central de Atendimento foi muito maior que em condições normais, e alguns clientes levaram mais tempo para ser atendidos na Central 116.
A Companhia esclarece que em virtude da segurança, as que ocorrências com rede elétrica partida tem prioridade no atendimento. É importante destacar que, por segurança, as equipes de plantão não conseguem operar o sistema elétrico em momento de chuva mais intensa – a combinação água + energia elétrica é muito perigosa.
Por essas ocorrências a Cemar pede desculpas aos clientes, e ressalta que já ampliou o número de equipes de plantão para o restabelecimento da energia elétrica.
SMTT esclarece sobre funcionamento dos semáforos
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes esclarece que desde o início da manhã está trabalhando para restabelecer o funcionamento dos semáforos atingidos por pane elétrica e que posicionou equipes de agentes de trânsito para reordenamento do fluxo nos principais corredores urbanos.
O Instituto Municipal da Paisagem Urbana e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informam que mobilizaram um efetivo de mais de 100 profissionais que está atuando na retiradas das árvores derrubadas pelo temporal e na desobstrução desses espaços afetados.
A Defesa Civil informa que realiza monitoramento das áreas de risco existentes em São Luís, mas que até o momento não houve registro de casos de desmoronamento ou inundação nessas regiões.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias