Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) iniciaram operação nesta sexta percorrendo estabelecimentos dos bairros do João Paulo e Centro. A presença de extintores de incêndio e o cumprimento de normas de segurança para venda dos fogos foram alguns dos aspectos avaliados.
Durante a fiscalização, o primeiro passo é verificar o Certificado de Aprovação (CA) do Corpo de Bombeiros, documento que autoriza a venda de fogos e que precisa ser renovado anualmente.
Também é observada a presença de extintores de incêndio em número adequada ao tamanho do local e à quantidade de inflamáveis de cada loja. Os bombeiros também verificam o estado das instalações elétricas e se o acondicionamento dos fogos de artifício está conforme as normas de segurança.
“Em caso de irregularidades, o lojista é notificado e tem um prazo de até 30 dias para se adequar. Se não o fizer, será multado ou poderá ter seu estabelecimento interditado”, explicou o diretor de Atividades Técnicas do CBMMA, coronel Ernesto Luís França Sousa, responsável pela fiscalização. De acordo com o diretor, o trabalho é parte da rotina dos Bombeiros para garantir a segurança nas festas juninas.
“Nós vemos a fiscalização com bons olhos, pois nos ajuda a prevenir situações piores no futuro. Com certeza, ações como essa contribuem para o nosso trabalho”, afirmou Dica Gomes, gerente de loja de fogos de artifício na Rua Riachuelo, no João Paulo. O estabelecimento possui autorização para venda de fogos, mas recebeu notificação para readequação da fiação elétrica e instalação de extintores de incêndio no depósito.