URBANIZAÇÃO

Após 10 meses, O Imparcial retorna aos locais de obras da Prefeitura

O objetivo foi verificar se o pacote de urbanização contemplou regiões que ainda não haviam recebido serviços de infraestrutura e pavimentação

Há 10 meses, O Imparcial mostrou que a cidade tinha se transformado em um canteiro de obras por conta das intervenções de infraestrutura que a Prefeitura de São Luís realizou em vários bairros. A reportagem voltou aos locais e conversou com a população para saber os impactos das obras antes e depois.
“Não tenho palavras para expressar o que essa obra de pavimentação trouxe para nossas vidas aqui na Vila Izabel. Criei 16 filhos adotivos, literalmente, sobre a lama. Passei com eles todos os transtornos possíveis e já nem acreditava mais que um dia alguém olhasse para a nossa comunidade. Hoje tenho o prazer de andar na minha rua totalmente asfaltada e bem cuidada. A água da chuva não empoça mais porque o escoamento funciona. Tudo isso ajudou inclusive a melhorar as vendas na minha mercearia, que é de onde tiro o sustento da minha família”, relata a dona de casa Marlene Aroucha, 57 anos, moradora da Vila Isabel, um dos 90 bairros nos quais a Prefeitura de São Luís tem executado obras de reestruturação urbana.
O relato de Marlene é apenas um dos milhares de exemplos espalhados pela cidade que demonstram, na prática, os efeitos positivos que as obras de infraestrutura urbana realizadas pela Prefeitura de São Luís têm provocado na vida das pessoas em diversas comunidades. Desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, a Prefeitura de São Luís já contabiliza mais de 90 bairros beneficiados com duas frentes de trabalho: a primeira, o pacote de urbanização realizado pelo poder público municipal, contemplando regiões que nunca haviam recebido pavimentação.
“Estamos com obras espalhadas por toda a cidade e seguimos trabalhando com planejamento e muita responsabilidade para levar dignidade e qualidade de vida à nossa população. A melhor resposta que podemos ter ao nosso trabalho é a certeza de que pessoas estão sendo beneficiadas e estão melhorando as suas vidas a partir das intervenções estruturais da nossa gestão”, disse o prefeito Edivaldo.
Nessas áreas, além da pavimentação com asfalto, a Prefeitura de São Luís também realiza a drenagem superficial, com implantação de meio-fio, calçada e sarjeta; e reforça o parque de iluminação local. Já são 400 km de asfalto e cerca de 1.200 ruas recuperadas. A segunda frente de trabalho diz respeito ao programa Mais Asfalto, executado em parceria com o Governo do Estado e que tem foco na requalificação de vias já pavimentadas. O resultado, nos dois casos, são histórias de vida modificadas pela ação direta do poder público, garantindo qualidade de vida e bem estar e dignidade.
As obras beneficiam a população em diversos aspectos e atingem positivamente todas as gerações. As crianças também sentem no dia a dia a mudança acontecendo em suas vidas. Assim está sendo com o garoto Guilherme dos Reis Cruz, de 9 anos. O pequeno morador do Pontal da Ilha não se separa de sua mais dileta companheira: a bicicleta. Ele relata a transformação vivenciada depois que todas as 44 ruas do seu bairro foram pavimentadas e estruturadas com serviços de drenagem superficial. “Eu uso minha bike para brincar e também para ir à escola. Antes era muito ruim andar de bicicleta pelas ruas daqui, porque os buracos e a lama não deixavam. Passava mais tempo empurrando ela que pedalando e também caía muito. Agora, sim, está bem mais tranquilo. Nesse asfalto novinho, vou para a escola tranquilo e não dá nem vontade de parar de pedalar”, disse o garoto.
Também moradora do Pontal da Ilha, a comerciante Valdirzia Costa Cardoso, 38 anos e com três filhos, resume a transformação do seu bairro em duas palavras: vida nova. Ela, que é proprietária de um comércio de portões de alumínio na área, já percebe a dinamização nas vendas do produto após a completa reestruturação do bairro, que foi proporcionada pela Prefeitura de São Luís. “As obras nos trouxeram um novo ânimo. Aumentaram as vendas no nosso comércio e em outros estabelecimentos do bairro também. Além disso, nossos imóveis hoje estão bem mais valorizados e muitos moradores que antes pensavam em vender suas casas por causa dos problemas de infraestrutura que enfrentávamos aqui já nem pensam mais nisso”, afirmou a comerciante Valdirzia Costa.
O Canal do Cohatrac, outra importante obra executada pela Prefeitura, resolveu problemas de inundações na região. O canal tem 1.920 metros, dimensionados a partir do bairro Planalto Anil II até a Estrada da Maioba. Serão beneficiados diretamente com a obra cerca 150 mil moradores das regiões do Cohatrac, Cohab, Jardim das Margaridas, Parque Aurora, Vila Casaca, Planalto Cohab, Forquilha e Maioba. Ao todo, a Prefeitura de São Luís já contabiliza 20 km de drenagem em diversos bairros. O objetivo das obras é garantir o escoamento adequado da água das chuvas, reduzindo ou eliminando por completo os alagamentos.
O polo Coroadinho está recebendo maior pacote de urbanização de sua história. Ao todo, são mais de 30 quilômetros de urbanização, abrangendo 280 ruas do bairro, a serem alcançadas na gestão do prefeito Edivaldo. Duas frentes de serviços simultâneas estão transformando a região. A primeira é o pavimento asfáltico executado por meio do programa Mais Asfalto, executado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o governo do Estado, que vai recuperar sete quilômetros de vias em toda a região. A segunda frente, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), consiste na implantação de calçamento com bloquetes em diversas ruas.
OUTRAS OBRAS
Bons hábitos
Hábitos antigos como sentar à porta de casa para conversar com os vizinhos no final da tarde agora voltaram a ser rotina no Jardim São Raimundo, outra localidade da capital que recebeu da Prefeitura de São Luís um grande projeto de urbanização. O casal de aposentados Maria da Luz e Manoel Saraiva, 65 e 96 anos, respectivamente relatam esse simples prazer como algo que há muito não faziam. “Somos idosos, e por isso evitávamos ficar aqui, com medo de adoecer. Mas agora fazemos isso constantemente, pois a rua está asfaltada. Também nunca mais ficou água empoçada. O bairro melhorou mil por cento”, frisou a aposentada Maria da Luz.
Areinha
O programa de urbanização na Areinha contempla serviços de pavimentação asfáltica em 27 ruas e avenidas, numa extensão de 8,2 quilômetros de vias, além de obras de drenagem superficial com a construção de cinco quilômetros de calçadas, meios-fios e sarjetas. Naquela região, as obras proporcionam também a dinamização econômica da região, que é um intenso pólo comercial.
Vila Riod
Na Vila Riod estão sendo pavimentadas 33 ruas, sendo 28 asfaltadas e cinco com pavimentação do tipo bloquete. O pacote de serviços da Prefeitura inclui também a drenagem superficial, com meio fio e sarjeta, e a construção e recuperação de drenagem profunda – galerias e bocas de lobo. As obras de urbanização vão beneficiar cerca de 10 mil pessoas da comunidade. O objetivo é melhorar a infraestrutura do bairro, com impactos positivos também para a mobilidade urbana e para as condições de moradia na região.
Vila Apaco
A construção da galeria de drenagem profunda que vai da Avenida São Jerônimo à Vila Apaco, é uma das maiores obras estruturantes da região, que visa solucionar de forma definitiva os problemas de alagamentos existentes naquela área. O serviço vai beneficiar cerca de 10 mil famílias de diversos bairros dessa localidade. O local onde o sistema está sendo construído é o ponto de maior deságue e vai escoar a água da chuva que converge de diversos bairros da região, como o Jardim São Raimundo, Vila Janaína, Vila Riod, Vila Vitória, Santa Bárbara, entre outras localidades adjacentes.
Parque dos Sabiás
As obras abrangem serviços de drenagem profunda e urbanização total, com cerca de 2km de pavimentação asfáltica de ruas. Os serviços incluem também a construção de uma ponte de concreto com 10 metros de extensão. A ponte já foi concluída e nos próximos dias terá início a construção das alças que farão a interligação destas vias – duas localidades que, embora lado a lado, ainda não possuíam conexão entre elas. As obras deverão beneficiar também bairros vizinhos, a exemplo do São Cristóvão, Jardim São Cristóvão, São Bernardo e Vila Brasil, entre outras localidades.
Pai Inácio
O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís estão implantando 14 conexões Interbairros em São Luís. A intenção é que essas vias funcionem como alternativas de tráfego, interligando diversas localidades, ajudando a descongestionar o tráfego das principais avenidas e contribuindo para dinamizar a economia local. Uma das intervenções mais expressivas desse programa foi entregue pelo governador Flávio Dino e pelo prefeito Edivaldo no início deste mês: o trecho pai Inácio da Interbairros que ligará a estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses compreende a inauguração de uma ponte que liga o Turu ao Parque Vitória, mais a pavimentação, iluminação e sinalização horizontal e vertical de todo o trecho.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias