EDUCAÇÃO

Alunos da rede estadual fazem provas da Olimpíada de Matemática

Esta é a primeira fase da competição. No dia 10 de setembro, os estudantes classificados fazem outra prova

Estudantes do Sistema Estadual de Ensino participaram nesta terça da primeira fase da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Este ano, o Maranhão é o quarto estado brasileiro com o maior número de escolas inscritas.
Ano passado, o Maranhão bateu recorde de inscrições de alunos e escolas na Obmep – 2015. O estado alcançou um percentual de 90,18% de alunos (801.891) participantes na competição, atingindo a participação de 100% dos municípios. O resultado da primeira fase da Obmep 2015 garantiu a participação de 763 escolas e 18.169 alunos da Rede Estadual de Ensino, classificados para a 2ª Fase.
Maria Eduarda, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da UI Barbosa de Godóis, em São Luís, considerou a prova fácil. “Como estudo todo o dia e não espero chegar perto do dia para estudar, achei fácil”, disse. Já os estudantes do 7º ano da mesma escola, Ana Clara Magalhães e Ronald da Silva Luz, disseram que a prova tinha certo grau de dificuldade. “Foi legal, mas tinham muitos cálculos”, comentou Ana Clara. “Mesmo sendo um pouco difícil foi boa porque desenvolve nosso raciocínio, coloca nossa cabeça pra pensar”, acrescentou Ronald.
No Centro de Ensino Fernando Perdigão, 600 alunos participaram da prova nos dois turnos (matutino e vespertino). Para a estudante Kassya Lygia Silva Gomes, do 1º ano, o teste abordou os mesmos assuntos trabalhados em sala de aula. “As questões foram bem parecidas com aquelas que o professor ensinou em sala. Nada muito diferente”, avaliou.
Susan Gabriele, aluna do 1º ano, disse gostar de Matemática. Para ela, a competição serve para avaliar a aprendizagem. “Acho legal a olimpíada porque é também um meio de ver como os alunos estão em Matemática”, observou.
Para os professores o clima é de expectativa com relação aos resultados. “Nós buscamos desenvolver atividades mais dinâmicas e interessantes para despertar o interesse dos nossos alunos. Estamos todos otimistas e cheios de expectativas pelo resultado”, destacou a professora Nancy Eulália Moraes Ferreira, do Centro de Ensino Aniceto Mariano Costa, do município Matinha, se referindo às atividades preparatórias para Obmep, realizadas pela escola.
A OBMEP
A Olimpíada de Matemática é composta de duas séries de testes – a primeira, realizada nesta terça, e a segunda, dia 10 de setembro. A Obmep vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. A competição reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das Secretarias de Educação dos 6,5 mil vencedores.
Em todo o país, 3.566 escolas das redes públicas municipais, estadual e federal, localizadas nos 217 municípios, realizaram a prova. Destas, 844 são estaduais. Participam da Obmep estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias