SAÚDE PÚBLICA

7 doenças que você pode contrair utilizando ônibus

Muitas pessoas não sabem o risco que correm quando estão em um transporte público

Muitas pessoas não sabem o risco que correm quando estão em um transporte público. Você pode estar imaginando que estamos falando sobre a violência diária ou mesmo da qualidade dos veículos, mas não, não são sobre esses detalhes. Você sabia que existem doenças seríssimas que podem ser contraídas dentro do transporte público?
Para se ter uma ideia real do quanto estamos expostos a cargas virais e bacterianas diariamente, pedimos que você reflita na seguinte construção de pensamento: some elementos como a higienização seja na hora de se alimentar ou com o corpo, junte isso à limpeza dos lugares por onde você frequenta, pessoas com quem convive, se lava ou não as mãos… Alie esses detalhes ao dia a dia, à correria para chegar ao local de trabalho, por exemplo. É amig@s, estamos cercados por todos os lados e lugares de micróbios e bactérias!
Inspirados nesses pontos, listamos pelo menos 7 doenças que você pode contrair utilizando o transporte público, um dos espaços urbanos mais frequentados por tod@s nós. Confira!
1- Gripe

Todo mundo conhece a “boa” e velha gripe. É quase impossível existir alguém que nunca teve pelo menos um contato com essa doença que pode derrubar qualquer um. Ela ocorre quando a pessoa contrai o vírus causador da doença, e como esse vírus é transmitido por secreções respiratórias, presente nas secreções das vias respiratórias.
Então se você tossir, espirrar e até mesmo falar próximo a alguém, ela provavelmente vai ser infectada. Caso você utilize a mão para aparar tal um espirro ou tosse e depois colocar a mão em qualquer suporte do ônibus, outra pessoa também pode entrar em contato com vírus. A gripe ama o ônibus.
2- Meningite

Muitas pessoas não sabem sobre os sintomas da meningite e tampouco como ela é transmitida. A doença pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central. O índice de letalidade da doença é muito alto, porém a maioria das pessoas que possui o agente da doença não desenvolve a doença. Como a gripe, ela pode ser transmitida por secreções das vias respiratórias.
Dentre os sintomas da doença estão dor de cabeça, vômito, febre alta, surgimento de pequenas manchas vermelhas na pele que são parecidas com picada de mosquito. Em estados mais graves a pessoa pode apresentar um mau funcionamento de órgãos vitais que podem levar a morte.
3- Tuberculose

A tuberculose, que é causada por uma bactéria, pode ser transmitida pelas vias respiratórias e sem o devido tratamento pode ser uma doença bastante perigosa. Você pode ficar infectado caso inale pequenas gotículas de secreção respiratórias de uma pessoa infectada.
Dentre os principais sintomas estão cansaço excessivo, falta de apetite, rouquidão fraqueza e em casos mais graves colapso do pulmão, sangue ao tossir e dificuldade na respiração.
Em ambientes pequenos, fechados e sem ventilação, a doença tem uma facilidade maior de ser transmitida. Se uma pessoa fica durante muito tempo em um ambiente que possui a bactéria, as chances de ser infecção são maiores.
4- Caxumba

Essa doença não é muito comum por conta de muitas pessoas já terem sido vacinadas. Ela também pode ser transmitida por entrar em contato com saliva de alguém infectado, ou seja, quando alguém espirra ou tosse próximo a você. Caso já tenha contraído a doença, é muito difícil existir uma segunda infecção.
Dentre os principais sintomas da doença estão o inchaço e dor nas glândulas salivares, febre, dor de cabeça e dores pelo corpo.
5- Pneumonia

Existem vários tipos de pneumonia e seus causadores podem ser diferentes. Os agentes infeciosos podem sim ser transmitidos pelo ar através de secreções, e, partir daí, o ônibus pode um ser ótimo lugar para contrair pneumonias causadas por vírus e bactérias.
6- Gastroenterite

A doença é causada quando o ser humano consome grandes quantidades da bactéria Escherichia Coli. Por isso é muito importante lavar as mãos antes de comer qualquer coisa. Os sintomas da doença são febre, enjoo, diarreia, vômitos e desidratação.
O mais assustador e nojento é que a bactéria causadora dessa doença está muito associada às fezes, ou seja, a não higienização das mãos após evacuar.
7- Difteria

A doença também não é muito conhecida, porém deveria, pois os transportes públicos podem ser os lugares perfeitos para ela ser transmitida. Da mesma forma que a gripe, nós podemos ficar infectados com as secreções.
O principal sintoma é que as pessoas pode ter uma grande dificuldade de respirar pela formação de placas nas amígdalas, laringe e nariz. Muitas pessoas podem até mesmo ficar com respiração totalmente obstruída podendo levar a morte, em casos mais graves.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias