SÃO LUÍS

Viva inaugura novo posto de atendimento no Shopping Passeio

O novo posto oferece serviços de emissão de 1ª e 2ª vias da RG, CPF, serviços de balcão do cidadão, entre outros

A ampliação e a descentralização da prestação dos serviços públicos de estado tem sido a meta prioritária das ações do Viva. Na tarde desta segunda-feira, dia 02, o Viva inaugurou mais um posto de atendimento, dessa vez no Shopping Passeio, para atender moradores do bairro Cohatrac e adjacências.
Com capacidade de realizar mais de 300 atendimentos diários, o novo posto oferece serviços de emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), CPF, Antecedentes Criminais e os serviços de balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.
“Estamos desenvolvendo ações de expansão e descentralização, inicialmente na capital. A instalação destes postos não gera nenhum custo de aluguel ou de qualquer ordem para o Estado, uma vez que são fruto de parceria entre o VIVA e o shopping. Dessa forma estamos garantindo que o cidadão tenha acesso a direitos básicos e ao exercício pleno da cidadania, sem onerar o orçamento público”, afirmou Duarte Júnior, diretor geral do Viva.
Este é o segundo posto de atendimento instalado pelo Viva com o objetivo de descentralizar o atendimento, possibilitando o acesso aos serviços de documentação básica com acessibilidade, conforto e segurança. O primeiro foi inaugurado na última terça-feira (26) no Shopping da Ilha. A inovação do Viva já conta com a aprovação da população, conforme afirma a comerciante Janaina Campos.
“Foi uma ótima ideia essa de colocar o atendimento aqui no Shopping Passeio e também no Shopping da Ilha. Ficou acessível, prático e rápido. A gente vem no cinema, ou fazer compras no supermercado, e já resolve outras questões no Viva. Com certeza a comunidade do Cohatrac e de bairros vizinhos também vai aprovar”, opinou.
Servidores realizaram hoje os primeiros atendimentos no novo posto do Viva no Shopping Passeio
Ampliação e descentralização
A gestão do Viva vem implementando ações efetivas que dinamizaram a atuação do órgão, e estão garantindo mais qualidade na prestação dos serviços, além de maior comodidade e segurança aos cidadãos que buscam o atendimento. “Temos metas objetivas e muito urgentes para que o cidadão maranhense tenha acesso aos serviços de documentação básica e a outros serviços essenciais para a garantia de direitos constitucionais”, afirmou Duarte Junior, diretor geral do Viva.
Só neste ano, o órgão já viabilizou o atendimento em 25 bairros de São Luís, está realizando a instalação de postos de atendimento em locais estratégicos da capital, e iniciou uma nova fase de atendimentos nos municípios do interior do Estado.
Nesta semana o atendimento móvel do Viva está nos municípios de Codó e Barreirinhas oferecendo serviços de documentação básica. Em Codó o atendimento será realizado até sexta-feira, dia 06, na Escola Luzenir Matta Roma, na Rua Leal Archer, s/n, bairro São Sebastião, das 8h às 18h.
No município de Barreirinhas, o atendimento será realizado até sexta-feira (06), das 8h às 18h, na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Avenida Joaquim Coelho de Carvalho, Centro.
Unidades fixas
Outras melhorias também estão sendo implementadas nas unidades fixas. Já na segunda semana de maio, será inaugurada a nova sede do Viva em São Luís, com capacidade de realizar em média 5 mil atendimentos diários. A unidade fica localizada na Avenida Beira-Mar, Centro, no prédio do antigo Casino Maranhense.
As obras estão em fase de finalização e em breve será iniciada a etapa de instalação de mobiliário, ar-condicionado, equipamentos de informática e sinalização da unidade.
Em breve o Viva inaugurará novas unidades de atendimento nos municípios de Barra do Corda e Coroatá.
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