TRANSPORTE PÚBLICO
Usuários reclamam do transporte e empresários questionam licitação
Passageiros sofrem com problemas no sistema de transporte. Abertura das propostas do processo de licitação acontece amanhã
Em meio a vários problemas envolvendo o serviço de transporte público na capital, muitos passageiros passam por constantes aborrecimentos durante o trajeto dentro dos coletivos. Um desses casos foi vivenciado pela estudante universitária, Larissa Reis, 26 anos, que relatou ao O Imparcial, por meio de mensagem enviada por aplicativo de celular, a dificuldade enfrentada por ela, na manhã desta quarta-feira, dia 11.
A estudante conta que por volta das 8h da manhã, pegou o ônibus da empresa Primor, linha Alto do Angelim/São Francisco, de número 551. No entanto, nas imediações do Cohafuma, o pneu do ônibus furou.
“O ônibus estava muito cheio e muito quente, uma situação insuportável. De repente ouvimos um barulho, um dos pneus havia furado. Descemos do ônibus e fomos informados pelo motorista, que teríamos de pegar outro coletivo. Fizemos sinal para os ônibus que passavam, e nenhum parava. Alguns cheios demais, outros simplesmente não nos atendia. Vinte minutos de espera, finalmente consegui embarcar no ônibus Santa Rosa da empresa 1001”, relata Larissa, muito indignada.
Licitação do transporte
Apesar dos problemas envolvendo o sistema de transporte público, o Sindicato das Empresas de Transporte Público de São Luís (SET) e mais três empresas que prestam serviço, entraram ontem, dia 10, com uma ação judicial questionando parte do processo municipal de licitação, lançado no dia 28 de março. Conforme a ação do SET, alguns pontos da licitação comprometem o processo e deveriam ser revistos.
De acordo com o Sindicato, os empresários passaram parte da manhã desta quarta-feira, ajustando questões sobre a abertura das propostas do processo licitatório, que acontece amanhã, a partir das 9h, no 7º andar da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luís.
Com o edital, a prefeitura abre espaço de livre concorrência para que empresas possam administrar o sistema de transporte público na capital maranhense, com a substituição imediata de cerca de 200 ônibus com idade fora da média; acessibilidade em toda a frota; inserção de ônibus biarticulado; substituição gradativa da frota convencional por ônibus com ar-condicionado, com 180 climatizados já no primeiro ano de vigência do contrato.
Segundo o cronograma da Prefeitura, a previsão para a conclusão do processo licitatório é julho deste ano. Após assinatura dos contratos, as empresas ou consórcios vencedores do processo terão o prazo de 90 dias para cumprirem as exigências determinadas no edital.
VER COMENTÁRIOS