ÔNIBUS INCENDIADOS

Sete suspeitos capturados na madrugada; operação continua

Entre os suspeitos capturados, dois teriam participado dos ataques de 2014. Mais dezenove pessoas foram detidas na manhã desta sexta-feira

Os ataques a ônibus do transporte público ocorridos na noite de ontem, dia 19, na região metropolitana de São Luís, causou grande mobilização das forças de segurança do estado. 
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, uma operação integrada com todos os comandos de segurança realizada desde o início da manhã, a partir do ponto final de ônibus do bairro da Liberdade, resultou na captura de mais dezenove suspeitos. A prisão dos criminosos será informada ao fórum judiciário para formalizar os procedimentos.
O núcleo de comando dos ataques pode ter partido do Presídio de Pedrinhas. Ações seriam retaliação do Bonde dos 40 por pressão nos presídios. 
Reunião da cúpula da Segurança Pública com o governador Flávio Dino

Ainda na madrugada, a cúpula da Segurança Pública se reuniu com o governador do Maranhão, Flávio Dino, que determinou ‘as medidas necessárias e cabíveis para garantia da paz’, conforme anunciou em rede social. 

Em nota, o Governo do Estado informou que os autores e executores dos ataques ao ônibus foram identificados sofrerão as penas previstas em lei. As intervenções realizadas desde ontem, continuarão hoje, inclusive no período noturno.
Prisões
Cinco homens (um deles adolescente) e duas mulheres suspeitos de participarem dos ataques foram capturados na madrugada de ontem

Durante a madrugada, sete suspeitos de participação nos ataques a ônibus foram capturados no bairro da Forquilha. Quatro homens, duas mulheres foram detidos e um adolescente foi apreendido. Com eles, foi encontrado combustível. Os membros do bando são moradores do bairro João Paulo, e dois participaram dos ataques ocorridos em 2014. O grupo foi encaminhado ao Plantão de Polícia do Cohatrac.

A cúpula de segurança do estado se reunirá ainda pela manhã para divulgar o perfil de cada um dos presos e informar sobre a investigação sobre os mandantes dos incêndios.
O Comando Geral da Polícia Militar, diante dos fatos ocorridos na noite dessa quinta, reforçou o policiamento de toda a região metropolitana, inclusive com todas as equipes do Batalhão Tiradentes (incluindo os de folga), equipes do Serviço Avançado de Inteligência (GSI), Batalhão de Choque, além do patrulhamento das viaturas de área com atenção redobrada. 
Nota Governo do Estado
Os episódios de incêndios criminosos a ônibus estavam há mais de 17 meses sem ocorrer. Neste período, foi feita a opção clara de enfrentar as facções criminosas, resultando em sucessivas apreensões de grande quantidade de armas e drogas. Além disso, o Estado recuperou sua autoridade sobre o sistema penitenciário.
Tais medidas geram reações de vários tipos, entre os quais eventos como os de ontem.
Informamos que os bandidos que determinaram e executaram tais ações já foram localizados e sofrerão as penas previstas em lei.
Além disso, tranquilizamos a todos em face de grande mobilização das forças de segurança realizada desde ontem e que continuará hoje, inclusive no período noturno.
Alertamos que uma das técnicas dos bandidos envolve a disseminação de pânico por mensagens falsas via WhatsApp, exatamente para tentar mostrar força diante da firme ação do Estado.
Pedimos que as pessoas de bem não espalhem tais mensagens, baseando-se apenas nas informações e orientações emanadas das autoridades policiais.
O Governo do Estado tem investido muito no fortalecimento das nossas Polícias, com mais policiais, armas e viaturas. Esse processo é contínuo e progressivamente vai resultar no fim dessas ações de grupos de crime organizado que, infelizmente, atuam há muitos anos no Maranhão.
A força da lei, das pessoas de bem e da Polícia vai vencer.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias