SEGURANÇA
Policiais militares concluem curso de aprimoramento em motopatrulhamento
O curso foi realizado em parceria com a Policia Militar de São Paulo, que disponibilizou dois instrutores para ministrarem o treinamento
Foi realizada, na manhã de ontem, dia 12, a cerimônia de formatura de 47 policiais militares no Curso de Policiamento Ostensivo e Preventivo com Motocicletas. Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Policia Militar do Maranhão (PMMA), o curso foi realizado em parceria com a Policia Militar de São Paulo, que disponibilizou dois instrutores para ministrarem o treinamento.
O curso fez parte do projeto de reestruturação e fortalecimento das forças policiais do estado promovida pelo Governo do Maranhão. O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, explicou que além das novas técnicas aprendidas durante o treinamento para maior eficiência das ações de policiamento, também serão entregues novos equipamentos para a corporação.
“A realização desse curso representa uma atualização das nossas forças de segurança, que precisam estar prontas para o combate ao crime, que infelizmente se utiliza da mobilidade das motocicletas. Além do investimento em mais policiais, nos treinamentos deles, também entregaremos mais 100 motos para a polícia até o próximo mês, que serão distribuídas para todo o estado, reforçando nossos batalhões e garantindo um melhor atendimento da população”, declarou Portela.
Para ampliar esse atendimento, os policiais que participaram do curso também foram preparados para serem multiplicadores nas cidades e batalhões em que estão lotados, como informou o diretor de Ensino da Polícia Militar do Maranhão, coronel Roberto dos Santos.
“Para esse curso, foram oferecidas vagas para o Batalhão Tiradentes, criado especialmente para o combate de assaltos e também para o interior. Esses policiais serão replicadores de tudo que aprenderam aqui. Após receberem as novas motos, os batalhões também terão essas capacitações com os policiais que estão se formando hoje”, explicou.
Capacitação
O curso, essencialmente prático, envolveu o aprimoramento de técnicas de pilotagem, técnicas e táticas de policiamento, escolta, planejamento em eventos públicos e aulas de tiro. A capacitação foi ministrada pelo tenente do Grupamento de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) da Polícia Militar de São Paulo, Guilherme Ribeiro, que destacou o intercâmbio com a PMMA.
“Um dos aspectos mais interessantes é o intercâmbio entre as doutrinas. Levaremos daqui algumas práticas também, como a presença do garupa que a polícia do Maranhão utiliza. Sobre a realização do curso e o uso da motocicleta, o que temos a destacar é que ele é cada vez mais importante, porque consegue vencer barreiras do trânsito caótico, em áreas de crimes mais sofisticados em que os infratores se aproveitam da menor mobilidade das viaturas, por exemplo”, disse.
Na PMMA há 28 anos, o capitão Washington Carrilho trabalha no motopatrulhamento desde o início das funções na corporação. Para ele, a realização de cursos, chegada de novos policiais e aquisição de novos equipamentos têm impacto direto no trabalho desenvolvido. “Para quem está na rua é muito bom saber que teremos reforço de policiais e também novas motocicletas. Ficamos mais motivados e quando trabalhamos com paixão, com certeza o resultado é muito melhor”, declarou.
VER COMENTÁRIOS