LUTO

Papete será velado na Casa do Maranhão

Corpo do músico tem previsão de chegada para a madrugada desta sexta, dia 27. Enterro será no Jardim da Paz

O corpo de José de Ribamar Viana, o Papete, deve chegar a São Luís na madrugada desta sexta, dia 27, por volta das 2h. O velório será na Casa do Maranhão, na Praia Grande, Centro Histórico da capital. Papete foi o compositor e músico maranhense que primeiro apresentou a diversidade de ritmos do Estado para o país e o mundo, mas também deve ser lembrado como um grande nome da Música Popular Brasileira.
Nos anos 1980 foi apontado como o melhor percussionista brasileiro por três anos consecutivos, 83, 84 e 85. Acompanhou Vinícius de Moraes e Toquinho em centenas de shows. Também tocou com Hermeto Pascoal, Benito de Paula, Renato Teixeira, Almir Sáter, Rita Lee, entre muitos outros artistas de renome nacional.
Nasceu em 1947, na cidade Bacabal. Percussionista (ganhou notoriedade com o berimbau), violonista, cantor e compositor autodidata, iniciou sua carreira artística aos 13 anos, precocidade típica daquelas pessoas iluminadas com dons e habilidades fora do comum.
O Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira registra cronologicamente os feitos do maranhense.
Em 1969 já atuava como percussionista e violonista, quando Wanderley Cardoso gravou “Eu morro se perder você”. Foi primeira composição de Papete em um Long Play (LP), coisa que os mais novos das gerações cibernéticas não conhecem.
Em 1975, participou do Festival Abertura, da TV Globo. Entre 1979 e 1981, vieram os shows de Toquinho e Vinicius de Moraes.
A partir de 1990, montou banda própria e saiu pelo país tocando músicas do Maranhão. Nesse momento da carreira começou a pesquisar, registrar e divulgar obras de compositores maranhenses.
No período de São João, sempre voltava para a terra natal e fazia shows com público garantido. Este é seu derradeiro retorno. O enterro de Papete está previsto para as 16h de sexta, no Jardim da Paz, Estrada de São José de Ribamar.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias