TRANSPORTE PÚBLICO

Ônibus voltam a circular na região metropolitana de São Luís

O serviço de transporte público foi retomado no sábado. na sexta, todos os ônibus foram recolhidos devidos a incêndios a dois coletivos

Os ônibus de transporte público voltam a circular região metropolitana de São Luís na manhã deste sábado, dia 21. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (Sttrema), Isaías Castelo Branco.
Os ônibus voltaram a cumprir sua rota desde 5h da manhã deste sábado.
Na sexta-feira, os ônibus voltaram a ser alvos de ataques. Pela manhã, duas tentativas de incêndio deixaram os trabalhadores e os usuários em alerta. A primeira ação foi registrada no bairro João de Deus. A segunda ameaça foi ocorreu no ponto final do Primavera Coroadinho, em São Luís.
Durante a noite, dois incêndios a coletivos ocasionaram a suspensão do transporte público. Um ataque foi à linha Vassoural, na região do Parque Jair; e outro foi no Residencial Nova Terra.
As ocorrências motivaram o Sindicato dos Rodoviários a retirar a frota de ônibus das ruas. Os coletivos começaram a ser recolhidos para as garagens a partir das 18h30.
Governo do Maranhão estuda pedir ajuda federal
Em seu perfil no Twitter, o governador Flávio Dino informou que fez contato com ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e que logo teria definição se pediria ou não ajuda federal em relação aos ataques registrados em São Luís desde a quinta, dia 19. Ontem à tarde, Dino esteve reunido com a administração do sistema penitenciário. A ordem para os ataques saiu de dentro do Complexo de Pedrinhas.
Desde que se iniciaram os ataques aos ônibus do transporte coletivo em toda a Região Metropolitana de São Luís, o Sistema de Segurança Pública foi mobilizado. Policiais civis e militares ocuparam as ruas ainda durante a noite de quinta-feira, dia 19. O governador e a cúpula de Segurança Pública se reuniram logo na madrugada de sexta, dia 20, para traçar estratégias. Até o início da tarde dessa sexta-feira, 33 pessoas já haviam sido presas.
Prisões
Até o início da tarde dessa sexta-feira, 33 pessoas já haviam sido presas por suspeita de participação nos ataques da noite de quinta-feira e da manhã de sexta. Alguns foram presos em flagrante e têm participação, segundo a polícia, nos ataques de 2014. 
Entre os detidos há um líder de facção criminosa, identificado como Daniel. O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela garantiu que os mandantes dos ataques já foram identificados. “Alguns têm ligação com a quadrilha que realizou ataques semelhantes há dois anos. Estes criminosos sentirão o poder da força da Segurança”, afirmou.
As informações levantadas pela investigação dos ataques foram apresentadas ao Poder Judiciário ainda na manhã de ontem. O secretário Portela reuniu com dois juízes da Vara de Execuções Penais para solicitar a imediata emissão do mandado de prisão em flagrante dos suspeitos. “Esses criminosos foram presos na ocasião do primeiro evento, há dois anos, e deveriam permanecer presos. Querem implantar o mesmo clima de terror que houve em 2014, mas isso não será aceito”, assegurou Jefferson Portela.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias